DESTAQUES
Pesquisar

Oscar 2014 - Confira aqui as previsões para a maior premiação do cinema

A temporada de premiações do cinema está na sua reta final e isso significa que já está na hora de lançar as nossas previsões para a grande cerimônia do Oscar, que acontecerá no dia 2 de março. 

Confira o nosso bolão e participe você também dessa brincadeira!

#MELHOR FILME
QUEM VAI GANHAR: “12 Anos de Escravidão” (12 Years a Slave) 

QUEM PODE GANHAR: “Gravidade” (Gravity)

QUEM MERECE GANHAR: “Ela” (Her) ou “12 Anos de Escravidão” (12 Years a Slave).

Não há dúvidas que a grande batalha será entre “Gravidade” e “12 anos de Escravidão”. A Academia costuma seguir uma tendência e sempre deixou muito claro quais são os tipos de filmes que conquistam seu coração. 

Basta analisar o histórico das últimas edições, onde “Argo” ganhou de “As Aventuras de Pi”, “Guerra ao Terror” também venceu do popular “Avatar” e “Hugo” perdeu para a produção francesa “O Artista”.  De qualquer maneira, se “Gravidade” surpreender e tirar o prêmio do filme de Steve McQueen, o Oscar também estará em boas mãos.

Vale a pena ressaltar a ausência do filme “Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum”, dirigido pelos irmãos Coen. Sem dúvidas, ele merecia um lugar entre os indicados e foi uma das maiores injustiças desta edição.

#MELHOR DIREÇÃO
QUEM VAI GANHAR:  Alfonso Cuarón (Gravidade)

QUEM PODE GANHAR: Steve McQueen (12 Anos de Escravidão)

QUEM MERECE GANHAR: Alfonso Cuarón (Gravidade)

Alfonso Cuarón já faturou todos os prêmios da temporada por seu grandioso trabalho em “Gravidade” (Gravity) e só está faltando a estatueta do Oscar para completar a sua coleção. Acredito que o cineasta está tranquilo nesta competição, com “12 Anos de Escravidão” vencendo melhor filme, Steve McQueen perderá espaço.

O terceiro concorrente é David O. Russell por “Trapaça” (American Hustle), um dos maiores equívocos desta temporada. Hollywood abraçou o filme, então não podemos descartar esta possibilidade, por mais mínima que ela seja.

#MELHOR ATOR
QUEM VAI GANHAR: Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)

QUEM PODE GANHAR: Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)

QUEM MERECE GANHAR: Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão)

Essa temporada apresentou uma quantidade tão grande de grandes interpretações masculinas, que é impossível a Academia não cometer alguma injustiça. Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas) é o grande favorito ao prêmio e tem o maior número de vitórias da temporada. Logo atrás do ator estão Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street) e Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão), sendo que o último acabou de vencer o BAFTA na mesma categoria.

Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas) está vendendo carisma durante toda a temporada e ganhou a preferência do público, é improvável que alguém tire o seu Oscar sendo que a Academia adora atores e atrizes que passam por uma transformação física em prol da arte. 

Com a equivocada indicação de Christian Bale (Trapaça), Robert Redford (All is Lost), Tom Hanks (Capitão Phillips), Oscar Isaac (Inside Llewyn Davis) e Joaquin Phoenix (Ela) ficaram de fora da competição. Para mim, esses atores são opções mais sensatas, considerando a importância que as suas atuações exercem sob os filmes nem questão, o que não é o caso de Christian Bale com “Trapaça” (American Hustle).

#MELHOR ATRIZ
QUEM VAI GANHAR: Cate Blanchett (Blue Jasmine)

QUEM PODE GANHAR: Amy Adams (Trapaça) ou Sandra Bullock (Gravidade)

QUEM MERECE GANHAR: Cate Blanchett (Blue Jasmine)

Não há muito que falar nesta categoria, pois 2014 é o ano de Cate Blanchett. Sua atuação em “Blue Jasmine” é tão hipnotizante que ninguém deverá tirar a sua estatueta. Amy Adams (Trapaça) é a sua maior concorrente, mas seu desempenho não pode sequer ser comparados.  

Vale a pena ressaltar a ausência de Julie Delpy (Antes da Meia-Noite), que finalizou essa “trilogia” com muita classe e inteligência, e merecia um lugar entre as cinco melhores.

#MELHOR ATOR COADJUVANTE
QUEM VAI GANHAR: Jared Leto (Clube de Compras Dallas)

QUEM PODE GANHAR: Barkhad Abdi (Captão Phillips)

QUEM DEVERIA GANHAR: Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão)

Há pouco espaço para surpresas nesta categoria, que está carregada de talentos e repete a qualidade da edição passada. Mas o problema é que Jared Leto está invencível nesta temporada. “Clube de Compras Dallas” (Dallas Buyers Club)não é o tipo de filme que faz sucesso aos olhos da Academia, mas certamente as suas atuações vão render duas estatuetas.

O seu maior concorrente agora é o somaliano Barkhad Abdi (Capitão Phillips), que acabou de vencer o prêmio BAFTA e vem roubando a cena com a sua grande interpretação, ao lado de Tom Hanks. Por outro lado, é triste ver a queda de Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão) em absolutamente todas as premiações do ano. Provavelmente, as declarações anti Academia e a recusa de promover o filme acabaram o prejudicando, caso contrário, acredito que Jared Leto não estaria tão tranqüilo.

#MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
QUEM VAI GANHAR: Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão)

QUEM PODE GANHAR: Jennifer Lawrence (Trapaça)

QUEM MERECE GANHAR: Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão)

Aqui está uma das categorias mais imprevisíveis do Oscar, onde temos a batalha épica de Jennifer Lawrence X Lupita Nyong’o. Particularmente, não sou fã da atuação de Lawrence em “Trapaça” e você pode ver mais detalhes sobre isso neste post.

Lupita é a grande revelação da temporada. Ela está presente em todas as premiações e já conquistou a atenção do público e da crítica com muita simpatia. Enquanto Lawrence venceu o Globo de Ouro e o prêmio BAFTA, Lupita levou para casa o SAG e Critic’s Choice Awards.

Vale ressaltar que a participação de Scarlett Johannson em “Ela” (Her) é tão impressionante que merecia uma indicação. Infelizmente, as premiações de Hollywood não consideraram Johannson como uma opção legítima.


#MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
QUEM VAI GANHAR:  Spike Jonze (Ela)

QUEM PODE GANHAR:  Eric Warren Singer e David O. Russell (Trapaça)

QUEM MERECE GANHAR: Spike Jonze (Ela)

Não é uma tarefa fácil arriscar palpites nesta categoria. Spike Jonze já faturou três prêmios por “Ela” (Her), enquanto “Trapaça” (American Hustle) acabou de ganhar um estímulo final com a sua vitória no BAFTA. Também precisamos lembrar que Jonze está sendo processado pela originalidade de seu roteiro.

Considerando que o filme de David O. Russell acumula 10 indicações ao Oscar e não é o favorito nas grandes categorias, é provável que este seja o prêmio de consolação de “Trapaça” (American Hustle). Apesar de não ser a melhor opção entre os indicados, o filme ganhou muita atenção de Hollywood. Acho difícil vê-lo sair sem nenhuma estatueta, mas é exatamente o que o filme merece.

#MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
QUEM VAI GANHAR: John Ridley (12 Anos de Escravidão)

QUEM PODE GANHAR:  Steve Coogan e Jeff Pope (Philomena)

QUEM MERECE GANHAR: John Ridley (12 Anos de Escravidão) ou Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke (Antes da Meia Noite)

Não há dúvidas que o roteiro de John Ridley (12 Anos de Escravidão) é o grande favorito do ano. O possível spoiler desta edição é Steve Coogan com o filme “Philomena”, atual vencedor do BAFTA na mesma categoria.

#MELHOR FILME ESTRANGEIRO
QUEM VAI GANHAR: The Broken Circle Breakdown – Bélgica

QUEM PODE GANHAR: A Grande Beleza - Itália

QUEM MERECE GANHAR: “A Caça” - Dinamarca

Em uma temporada muito forte, vários filmes ficaram fora da competição, como: “O Passado” (The Past), que representante do Irã e "Wadjda" da Arábia Saudita. Mesmo assim, a categoria possui grandes títulos e o favorito é o italiano “A Grande Beleza”.

Apesar do filme de Paolo Sorrentino também ser uma ótima produção internacional, foi o cinema dinamarquês que chamou mais a minha atenção. Thomas Vinterberg e a sua estética provida do movimento Dogma 95 fez de “A Caça” um dos melhores filmes de 2013.

#MELHOR FILME ANIMADO
QUEM VAI GANHAR: Frozen

QUEM PODE GANHAR: The Wind Rises

O filme da Disney venceu durante todas as premiações e chegará ao Oscar com muita bagagem. Mas também seria interessante ver a Academia premiando o filme de Hayao Miyazaki, que já afirmou ser seu último trabalho no cinema.


#MELHOR DOCUMENTÁRIO
QUEM VAI GANHAR: The Act of Killing

QUEM PODE GANHAR: 20 Feet from Stardom

#MELHOR DOCUMENTÁRIO (CURTA-METRAGEM)
QUEM VAI GANHAR: The Lady in Number 6: Music Saved My Life

QUEM PODE GANHAR: Karama has no walls


#MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMADO
QUEM VAI GANHAR: Get a Horse

QUEM PODE GANHAR: Mr. Hublot

#MELHOR CURTA-METRAGEM (LIVE-ACTION)
QUEM VAI GANHAR: The Voorman Problem

QUEM PODE GANHAR: Helium

#MELHOR FOTOGRAFIA
QUEM VAI GANHAR: Gravidade (Gravity)

QUEM PODE GANHAR: Nebraska

#MELHOR EDIÇÃO
QUEM VAI GANHAR: Gravidade (Gravity)

QUEM PODE GANHAR: Capitão Phillips (Captain Phillips)

Não é nenhum mistério que o filme "Gravidade" (Gravity) vai levar o maior número de estatuetas para casa. Também não é novidade que é muito difícil competir com esta mega produção, que é mais inovadora do que imaginamos. 

#MELHOR FIGURINO
QUEM VAI GANHAR: O Grande Gatsby (The Great Gatsby)

QUEM PODE GANHAR: Trapaça (American Hustle)

QUEM MERECE GANHAR: O Grande Gatsby (The Great Gatsby) ou 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

Vale lembrar que "Inside Llewyn Davis – A Balada de um Homem", o filme dirigido pelos irmãos Coen, merecia estar entre os indicados.


#MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
QUEM VAI GANHAR: O Grande Gatsby (The Great Gatsby)

QUEM PODE GANHAR: Gravidade (Gravity) ou Trapaça (American Hustle)

QUEM MERECE GANHAR: Ela (Her)



#MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

QUEM PODE GANHAR: Jackass apresenta: Vovô sem vergonha (Jackass Presents: Bad Grandpa)

Conhecido também como “a explosão da fábrica de perucas”, o filme “Trapaça” (American Hustle) deveria estar entre os indicados.

#MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
QUEM VAI GANHAR: Let It Go (Frozen)
 
QUEM PODE GANHAR: Ordinary Love (Mandela: Long Walk to Freedom)

Praticamente qualquer um dos indicados pode levar o prêmio para casa, pois a categoria não possui um grande favorito. A música da banda U2 certamente é a mais popular entre todas. 


#MELHOR TRILHA SONORA
QUEM VAI GANHAR: Gravidade (Gravity) - Steven Price

QUEM PODE GANHAR: Philomena - Alexandre Desplat

QUEM MERECE GANHAR: Ela (Her) - William Butler and Owen Pallett

Vale a pena ressaltar que o renomado Hans Zimmer não foi indicado por seu trabalho em “12 Anos de Escravidão” (12 Years a Slave).


#MELHOR EDIÇÃO DE SOM
QUEM VAI GANHAR: Gravidade (Gravity)

QUEM PODE GANHAR: Capitão Phillips (Captain Phillips)

#MELHOR MIXAGEM DE SOM
QUEM VAI GANHAR: Gravidade (Gravity)

QUEM PODE GANHAR: Capitão Phillips (Captain Phillips)

#MELHOR EFEITO VISUAL
QUEM VAI GANHAR: Gravidade (Gravity) 

Não vai ter para ninguém quando o assunto é categoria técnica, "Gravidade" (Gravity) é o favorito absoluto e não poderia ser diferente.

Selo de participação



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


1 comentário on “Oscar 2014 - Confira aqui as previsões para a maior premiação do cinema

    1. Muito boa análise, tbm tenho um blog e há 4 anos faço o mesmo, mas somente nas categorias principais, eis o link:

      http://miseencine.blogspot.com.br/2014/02/analise-dos-indicados-ao-oscar-2014.html



      Minhas apostas:

      MELHOR FILME
      12 Years A Slave

      MELHOR DIRETOR
      Alfonso Cuarón - Gravity

      MELHOR ATOR
      Matthew McConaughey - Dallas Buyers Club

      MELHOR ATRIZ
      Cate Blanchett - Blue Jasmine

      MELHOR ATOR COADJUVANTE
      Jared Leto - Dallas Buyers Club

      MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
      Lupita Nyong'o - 12 Years A Slave

      MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
      Her

      MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
      12 Years A Slave

      MELHOR FILME ESTRANGEIRO
      The Broken Circle Breakdown - Bélgica

      MELHOR DOCUMENTÁRIO
      20 Feet from Stardom

      MELHOR ANIMAÇÃO
      Frozen

      MELHOR TRILHA SONORA
      Gravity

      MELHOR CANÇÃO
      "Ordinary Love" - Mandela: Long Walk to Freedom

      MELHOR FOTOGRAFIA
      Inside Llewyn davis

      MELHOR EDIÇÃO
      Captain Phillips

      MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
      The Great Gatsby

      MELHOR FIGURINO
      The Invisible Woman

      MELHOR MAQUIAGEM
      Dallas Buyers Club

      MELHORES EFEITOS VISUAIS
      Gravity

      MELHOR EDIÇÃO DE SOM
      Gravity

      MELHOR MIXAGEM DE SOM
      Gravity

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!