DESTAQUES
Pesquisar

Oscar 2013 - Cobertura completa

Sem grandes surpresas, o maior prêmio do cinema internacional foi entregue na noite deste domingo (24). Em um ano repleto de grandes histórias e performances cativantes, as categorias do Oscar ficaram pequenas para a quantidade de talento apresentado em 2012. As Aventuras de Pi (Life of Pi) foi o grande vencedor da noite com 4 estatuetas, incluindo melhor direção para Ang Lee. Argo venceu nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor montagem. 
 
O comediante Seth MacFarlane foi o mestre de cerimônias da 85ª edição do Academy Awards e acabou não agradando a maioria dos espectadores com o seu monólogo inicial de 15 minutos, repleto de piadas e pequenos números musicais desnecessários. Uma curiosidade do Oscar 2013 foi o empate na categoria de melhor edição de som. 007 - Operação Skyfall e A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty) receberam estatuetas pelo quesito e ficaram marcados como os longas que protagonizaram o terceiro empate da história dos Academy Awards.
Conheça os vencedores da 85ª edição do Academy Awards:

Oscar 2013 - Melhor filme.jpgMELHOR FILME 
"Argo"

Ao contrário do que muitos críticos esperavam, Argo ganhou o maior prêmio da noite. O sucesso crescente do filme surpreendeu todos que acompanharam a temporada completa de premiações e o resultado não poderia ser diferente no Oscar. Afinal de contas, Hollywood adora ver o seu retrato nas telas.

Oscar 2013 - Daniel Day Lewis (melhor ator).jpgMELHOR ATOR 
Daniel Day-Lewis - "Lincoln"

Em nenhum momento havia dúvida de quem seria o vencedor da categoria de melhor ator. Antes mesmo de Lincoln ser lançado nos cinemas, as imagens de Daniel Day-Lewis caracterizado já indicavam esta vitória mais do que merecida e histórica, pois ele é o único ator que acumula 3 estatuetas na mesma categoria. 

Oscar 2013 - Christoph Waltz (melhor ator coadjuvante).jpgMELHOR ATOR COADJUVANTE 
Christoph Waltz - "Django Livre"

Como escolher o melhor dentro de uma categoria repleta de nomes de peso? O diálogo vivaz e a perspicácia de Quentin Tarantino deram vida a um personagem único e que não poderia ser interpretado por qualquer outro ator. Com um saldo extremamente positivo, a parceria entre Christoph Waltz e Quentin Tarantino rendeu grandes frutos e promete muito mais.

Oscar 2013 - Jennifer Lawrence (melhor atriz).jpg MELHOR ATRIZ 
Jennifer Lawrence - "O Lado Bom da Vida"
A nova queridinha de Hollywood mostrou que veio para ficar. Em uma categoria disputada, Jennifer Lawrence superou as veteranas Emmanuelle Riva (Amor) e Naomi Watts (O Impossível). Sem dúvidas a escolha mais questionável dessa edição mora aqui. Para quem assistiu Amor (Amour) de Michael Haneke sabe que a performance extraordinária de Emmanuelle Riva é imbatível. É lamentável que a Academia continue ignorando o resultado das premiações estrangeiras de prestígio como o BAFTA e Cannes.

Oscar 2013 - Anne Hathaway (melhor atriz coadjuvante).jpg MELHOR ATRIZ COADJUVANTE 
Anne Hathaway - "Os Miseráveis"
Sem espaço para grandes surpresas, essa categoria abrigou grandes talentos como Sally Field, Helen Hunt, Amy Adams e Jackie Weaver. Apesar de Os Miseráveis ter recebido críticas mistas, a performance emocionante de Anne Hathaway foi a melhor dentro de todo o elenco do filme. 

Oscar 2013 - Ang Lee (melhor diretor).jpgMELHOR DIRETOR 
Ang Lee - "As Aventuras de Pi"
Em uma categoria extremamente disputada e diversificada o bom senso venceu finalmente. Ang Lee realizou um trabalho fantástico em As Aventuras de Pi e se destacou perante uma concorrência feroz, liderada por Michael Haneke e Steven Spielberg. Seu filme é mágico e emocionante que consegue cativar uma platéia universal. Vitória merecida!

MELHOR ANIMAÇÃO 
"Valente"
Ao contrário das expectativas da maioria dos cinéfilos, Tim Burton não venceu o Oscar por Frankenweenie, marcando uma das maiores surpresas e decepções desta edição.
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 
"Amor" – Áustria
Finalmente o prestígio de Michael Haneke atingiu a Academia. Seu trabalho em Amor é indiscutível. O filme emociona pela sinceridade brutal e pelas performances magistrais de Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL 
"Django Livre" - Quentin Tarantino
Em uma categoria disputada, a perspicácia de Quentin Tarantino falou mais alto. Seus roteiros são extremamente envolventes, misturam humor, violência e drama de uma maneira que só Tarantino sabe fazer.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 
"Argo" - Chris Terrio
Enfrentando David O. Russell (O Lado Bom da Vida) como principal concorrente, Chris Terrio era o favorito da categoria, considerando as grandes chances de Argo vencer como melhor filme. Tony Kushner (Lincoln) e David Magee (As Aventuras de Pi) também se destacaram entre os indicados e eram os favoritos de muitos espectadores.
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL 
"As Aventuras de Pi" - Mychael Danna
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL 
Skyfall - "007 - Operação Skyfall" (Música e letra de Adele Adkins e Paul Epworth)
 
MELHOR MAQUIAGEM 
"Os Miseráveis" - Lisa Westcott e Julie Dartnell

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO 
"Lincoln"

MELHOR FOTOGRAFIA 
"As Aventuras de Pi" - Claudio Miranda

MELHOR EFEITO VISUAL 
"As Aventuras de Pi"

MELHOR FIGURINO 
"Anna Karenina" - Jacqueline Durran

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO 
"Paperman"

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO 
"Curfew"

MELHOR DOCUMENTÁRIO (LONGA-METRAGEM) 
"Procurando Sugar Man"

MELHOR DOCUMENTÁRIO (CURTA-METRAGEM) 
"Inocente"

MELHOR EDIÇÃO 
"Argo" - William Goldenberg  

MELHOR EDIÇÃO DE SOM 
"007 - Operação Skyfall" & "A Hora Mais Escura"

MELHOR MIXAGEM DE SOM 
"Os Miseráveis"



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Oscar 2013 - Cobertura completa

    Sua opinião é muito importante!