DESTAQUES
Pesquisar

GLOBO DE OURO 2014 - CONHEÇA OS VENCEDORES

Saiba aqui tudo o que aconteceu durante a 71ª edição do Globo de Ouro, onde os melhores do cinema e da televisão internacional se encontraram.
Aconteceu neste domingo (12), a entrega das estatuetas do Globo de Ouro pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (Hollywood Foreign Press Association). A cerimônia, que revelou os melhores do cinema e da televisão, foi apresentada novamente pela dupla Tina Fey e Amy Poehler.

Nesta 71ª edição do Globo de Ouro, duas histórias americanas completamente diferentes lideraram as indicações: a brutal representação da escravidão pré-Guerra Civil nos EUA "12 Anos de Escravidão" (12 Years a Slave) e a trama de corrupção dos anos 1970 "Trapaça" (American Hustle), que reúne um grande elenco formado por Amy Adams, Christian Bale, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper.
 

As indicações ao Globo de Ouro são escolhidas por cerca de 90 jornalistas que integram a Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. A temporada de 2013 fechou com um saldo positivo, bem diferente dos anos anteriores. O público e a crítica estão desfrutando de produções de alta qualidade e também são testemunhas de excelentes atuações. A concorrência está acirrada e as categorias estão pequenas para a quantidade de trabalhos realizados durante o ano passado.

Woody Allen também foi homenageado com o prêmio Cecil B. DeMille, pelo conjunto de sua obra. Sem grandes surpresas, ele não compareceu à cerimônia e Diane Keaton aceitou o prêmio em seu nome.

Veja abaixo os ganhadores do Globo de Ouro 2014 – Categoria cinema

Melhor filme – Drama

12 anos de escravidão (12 Years a Slave)

O filme entrou na competição com um total de sete indicações, mas terminou a noite vencendo somente um troféu e justamente na categoria mais importante. Foi uma grande surpresa para Steve McQueen, levando em consideração que o seu maior concorrente, “Gravidade” (Gravity), prometia ser o queridinho dessa edição do Globo de Ouro.

Melhor filme – Comédia ou musical

Trapaça (American Hustle)

Apesar do grande elenco e da campanha impecável durante toda essa temporada de premiação, “Trapaça” é o filme mais superficial entre todos os indicados. Mas nos últimos anos, tudo o que David O. Russell toca parece virar ouro.

“O Lobo de Wall Street” de Martin Scorsese e “Ela” de Spike Jonze seriam as escolhas mais sensatas dentro da categoria. Também é uma pena ver “Nebraska” sair de mãos vazias, mas o filme não se enquadra exatamente como comédia ou musical.


Melhor ator – Drama

Matthew McConaughey (Clube de compras Dallas)

Sem muitas surpresas, a grande mudança física de Matthew McConaughey em “Clube de Compras Dallas” (Dallas Buyers Club) prevaleceu sobre a atuação intensa de Chiwetel Ejifor (12 Anos de Escravidão).

Ainda não é possível saber quem é o grande favorito ao Óscar de melhor ator, vale lembrar que a Academia não costuma ser fiel ao Globo de Ouro. De qualquer maneira, o prêmio estará em boas mãos: Matthew McConaughey e Chiwetel Ejifor entregaram as melhores atuações de suas carreiras em 2013.


Melhor atriz – Drama

Cate Blanchett (Blue Jasmine)

Sem grandes surpresas, a performance maravilhosa de Cate Blanchett deixou as suas principais concorrentes para trás: Judi Dench (Philomena) e Sandra Bullock (Gravidade). É como Diane Keaton comentou durante seu discurso, todas as atrizes querem trabalhar com Woody Allen, ele escreve papéis femininos como ninguém.

Melhor ator – Comédia ou musical

Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)

Seria uma missão quase impossível tirar o prêmio das mãos do astro preferido de Martin Scorsese. Apesar de “O Lobo de Wall Street” (The Wolf of Wall Street) não ter arrancado suspiros neste Globo de Ouro, é muito provável que a Academia tenha uma reação bem diferente ao filme.

Melhor atriz – Comédia ou musical

Amy Adams (Trapaça)

Amy Adams já foi indicada inúmeras vezes e sempre bateu na trave, mas finalmente essa atriz experiente e com cara de menina foi reconhecida.

Apesar de não morrer de amores por “Trapaça” (American Hustle), sua maior concorrente era Meryl Streep, porém é bizarro ver a super diva do cinema indicada em uma categoria de comédia ou musical por seu trabalho em “Álbum de Família” (August: Osage County).


Melhor ator coadjuvante

Jared Leto (Clube de compras Dallas)
Jared Leto provou que também é um ator talentoso e extremamente dedicado em uma categoria muito disputada. Após um período de seis anos afastado do cinema, ele também passou por uma grande transformação física, ao lado de Matthew McConaughey, fator que deu um peso extra durante a votação.

O grande favorito do ano ainda é Michael Fassbender (12 anos de Escravidão), que na realidade é o ator que todos os diretores estão disputando. Ele saiu de mão vazias novamente da premiação, lembrando que o ator já foi indicado por sua atuação em “Shame”. Mas nem tudo está perdido para Michael Fassbender, ele ainda tem grandes chances de vencer o Óscar na mesma categoria.


Melhor atriz coadjuvante

Jennifer Lawrence (Trapaça)

Ela é dona de um talento extraordinário e de uma personalidade que vem chamando atenção de todos que gostam de cinema. Lawrence repetiu o sucesso do ano anterior, quando ganhou o Globo de Ouro por seu trabalho em “O Lado Bom da Vida” (Silver Linings Playbook).

Colocando todo esse apelo criado em volta da atriz de lado, Jennifer Lawrence foi novamente premiada em uma categoria onde outras atrizes tiveram um desempenho superior. Foi praticamente um crime tirar a estatueta das mãos de Lupita Nyong'o (12 anos de Escravidão), que fez história com a sua personagem. Enfim, vamos ter que esperar para ver se a Academia fará justiça.


Melhor diretor

Alfonso Cuarón (Gravidade)
Sem grandes surpresas, o diretor de origem mexicana já vem chamando atenção há muito tempo. Nada mais justo premiá-lo por “Gravidade” (Gravity), um filme que vai muito além dos limites da ficção-científica e um desafio que ocupou três anos de todos que se envolveram no projeto.

Melhor roteiro

Spike Jonze (Ela)

Foi muito bacana ver Spike Jonze e o seu jeito peculiar de fazer filmes ser reconhecido nesta temporada. “Ela” e “12 anos de Escravidão” eram os maiores concorrentes da noite e continuam sendo para as próximas premiações de 2014.

Melhor filme estrangeiro

A grande beleza - Itália

A categoria mais peso pesado da noite, que reuniu filmes dos melhores diretores do circuito europeu, asiático e oriental: Abdellatif Kechiche, Thomas Vinterberg, Asghar Farhadi, Hayao Miyazaki e Paolo Sorrentino.

Melhor canção original

"Ordinary love", do U2 (Mandela: Long walk to freedom)

Uma missão impossível tirar o prêmio das mãos da banda U2, considerando o forte vínculo que eles estabeleceram com Mandela desde 1970.

Melhor trilha original

"All is lost" - Alex Ebert

Estrelado por Robert Redford, “All is Lost” vem recebendo muitos elogios da crítica e que surpresa ver o underdog da noite superar veteranos como Hans Zimmer (12 anos de escravidão) e John Williams (A Menina Que Roubava Livros).

Melhor animação

"Frozen: Uma aventura congelante"

Imagens: Getty Images/IMDB



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “GLOBO DE OURO 2014 - CONHEÇA OS VENCEDORES

    Sua opinião é muito importante!