DESTAQUES
Pesquisar

CANNES 2013 - Os filmes mais badalados da 66ª edição

Conheça os vencedores e os principais filmes exibidos durante a última edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes.
Neste domingo (26), o festival mais prestigiado do cinema internacional chegou ao fim com uma cerimônia de premiação, comandada pela atriz francesa Audrey Tautou. A Palma de Ouro foi entregue ao polêmico "La vie d'Adele", de Abdellatif Kechiche. Entre os ganhadores desta edição, encontra-se o novo filme dos irmãos Coen (Inside Llewyn Davis), a atriz franco-argentina Bérénice Bejo (Le passé) e o ator Bruce Dern (Nebraska).

Only Lovers Left Alive (2013)  
Direção: Jim Jarmusch 
Elenco: Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Mia Wasikowska  
Sinopse: A história de amor de dois vampiros que vivem há séculos.
 
Tilda Swinton é famosa por seu talento incomparável e também por sua excentricidade. Seu novo projeto é o filme mais “fora da casinha” apresentado durante o festival e toda essa originalidade parece ter compensando. A crítica internacional está lançando grandes elogios ao filme de Jim Jarmusch e dizem que finalmente os vampiros se tornaram interessantes novamente.

La vie d’Adèle (2013) 
Direção: Abdellatif Kechiche 
Elenco: Adèle Exarchopoulos, Léa Seydoux
 
Pouco se sabe sobre o grande vencedor de Cannes em 2013, mas o filme conseguiu ganhar a atenção de todos através da história de amor entre duas mulheres e das cenas explícitas presentes no filme. Steven Spielberg, presidente do júri, reforçou que o filme tem todos os ingredientes para ser o maior do ano no quesito artístico.

Only God Forgives (2013)  
Direção: Nicolas Winding Refn 
Elenco: Ryan Gosling, Kristin Scott Thomas, Yayaying Rhatha Phongam  
Sinopse: Julian, um traficante de drogas de Bangkok, vê sua vida ficar ainda mais complicada quando sua mãe o obriga a encontrar e matar o responsável pela morte de seu irmão.

“Only God Forgives” marca o segundo filme da parceria entre Refn e Gosling, lançada em 2011 com o filme “Drive”. Ainda não podemos dizer se o filme é um sucesso absoluto entre o público de Cannes e se ele repetirá o sucesso do filme anterior, mas, sem dúvidas, este é um dos filmes mais promissores do ano e promete levar aquela mistura entre bravura e violência para os cinemas nesta temporada.

Nebraska (2013)  
Direção: Alexander Payne 
Elenco: Bruce Dern, Will Forte, June Squibb, Bob Odenkirk Sinopse: Para receber um mega prêmio de loteria, um ex-alcoólatra embarca em uma viagem para Nebraska ao lado do filho com quem não mantém contato.
 
Alexander Payne é famoso por dirigir histórias verdadeiras e de fácil ligação com o espectador, mas ele não costuma realizar novos projetos com tanta frequencia, então é uma grande surpresa que apenas dois anos após o lançamento de “Os Descendentes” (The Descendants), Payne retorne ao cinema com um road-movie que parece ter agradado as massas em Cannes.

Inside Llewyn Davis (2013)  
Direção: Ethan Coen, Joel Coen 
Elenco: Carey Mulligan, Justin Timberlake, John Goodman  
Sinopse: Uma cantora e compositora navega pelo cenário folk de Nova York durante os anos 60.

Sempre haverá muita expectativa em torno de qualquer filme dirigido pelos irmãos Coen. Após o sucesso do western com alma de família “Bravura Indômita” (True Grit), os Coens estão lançando novos desafios e trazendo uma nova proposta para o cinema, que já se tornou um sucesso ao ganhar o Grand Prix durante a cerimônia de encerramento do festival.

O Grande Gatsby (2013)  
Direção: Baz Luhrmann 
Elenco: Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Joel Edgerton, Tobey Maguire  
Sinopse: Um veterano de guerra é atraído pelo passado e pelo estilo de vida luxuoso do seu vizinho.

O diretor australiano, Baz Luhrmann, já deixou a sua marca no cinema através de filmes com visuais exuberantes e “O Grande Gatsby” (The Great Gatsby) promete exatamente isso. Com um elenco de peso, uma história clássica da literatura norte-americana e uma trilha-sonora poderosa, o filme abriu a primeira noite do festival, mas não arrancou os elogios esperados.

Behind the Candelabra (2013)  
Direção: Steven Soderbergh 
Elenco: Matt Damon, Michael Douglas, Rob Lowe  
Sinopse: Um olhar sobre o relacionamento conflituoso de Liberace e seu jovem companheiro Scott.

Steven Soderbergh certamente não está com medo de correr riscos. O seu último filme exibido em Cannes foi “Contágio” (Contagion) e ele não arrancou críticas unânimes do público. “Magic Mike” e “Haywire” também não agradaram a crítica internacional. Mas, nesta temporada, Soderbergh retorna ao festival com um filme da HBO, baseado na autobiografia de Liberace. Aparentemente, este filme marca a aposentadoria do diretor e vem recebendo elogios dos principais jornais norte-americanos.

The Immigrant (2013) 
Direção: James Grey 
Elenco: Jeremy Renner, Marion Cotillard, Joaquin Phoenix  
Sinopse: Nas ruas de Manhattan, a imigrante Sonya cai nas garras de um homem aparentemente charmoso que a obriga a entrar no submundo da prostituição de Nova York.

O filme apresenta uma das propostas mais poderosas desta temporada e conta com o apoio de um elenco mais que competente. Marion Cotillard foi extremamente elogiada por sua atuação, que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz durante o festival e já a coloca como uma das favoritas na corrida para o Óscar em 2014.

Le passé (2013) 
Direção: Asghar Farhadi 
Elenco: Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mosaffa  
Sinopse: Um homem iraniano abandona sua mulher francesa e dois filhos para retornar à sua terra natal. Enquanto isso, sua esposa inicia um novo relacionamento, uma realidade que seu marido recusa a aceitar e lhe conceder o divórcio.
 
Asghar Farhadi ainda está colhendo os frutos de seu trabalho anterior “A Separação”, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011. Desta vez, ele traz uma das revelações da última temporada como sua protagonista e entrega mais um drama do jeitinho que Cannes gosta. Sem dúvidas é um dos principais filmes do ano. 

The Bling Ring (2013)  
Direção: Sofia Coppola 
Elenco: Emma Watson, Israel Broussard, Taissa Farmiga  
Sinopse: Baseado em fatos reais, um grupo de adolescentes usa a internet para descobrir o paradeiro das celebridades para roubar as suas casas.

Baseado em fatos reais e movido pela mídia internacional, o filme de Sofia Coppola recebeu muita atenção durante a sua produção e nada mais lógico vê-lo no primeiro dia de exibição de Cannes. Um dos principais pontos de discussão é a personagem principal interpretada pela atriz Emma Watson, que embarcou em um papel totalmente distante da sábia bruxinha de Harry Potter.

Blood Ties (2013)  
Direção: Guillaume Canet 
Elenco: Zoe Saldana, Mila Kunis, Marion Cotillard, Clive Owen  
Sinopse: Dois irmãos em diferentes lados da lei encaram o crime organizado do Brooklin na década de 1970.

Guillaume Canet é mais conhecido por seu trabalho como ator e galã do cinema francês. Nesta temporada, ele voltou para trás das câmeras com este projeto de drama e crime, baseado na produção francesa “Laços de Sangue” (Les liens du sang), filme lançado em 2008 e estrelado por Canet.

La Vénus à la fourrure (2013)
Direção: Roman Polanski 
Elenco: Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric  
Sinopse: As tentativas de uma atriz em convencer o diretor que é perfeita para o papel.

Um filme dirigido por Roman Polanski. Essas palavras já bastam para quem é um bom apreciador do cinema. O cineasta franco-polonês promete manter as mesmas características de seus últimos projetos, ou seja, trabalhando em cenários limitados e centralizando o foco em seus protagonistas.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “CANNES 2013 - Os filmes mais badalados da 66ª edição

    Sua opinião é muito importante!