DESTAQUES
Pesquisar

BAFTA 2014 - Confira aqui a cobertura completa da premiação britânica de cinema

O filme "12 Anos de Escravidão" (12 Years a Slave) recebeu o grande prêmio da noite, deixando "Gravidade" "Trapaça", "Philomena" e "Capitão Phillips" para trás. Com direção de Steve McQueen, o longa sobre a escravidão nos Estados Unidos também recebeu o prêmio de melhor ator, que foi para Chiwetel Ejiofor. A cerimônia dos prêmios da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema (BAFTA) aconteceu na Royal Opera House de Londres, neste domingo (16), e foi apresentada pelo ator Stephen Fry.

Nesta edição, atriz Helen Mirren recebeu um prêmio especial, chamado o BAFTA Fellowship e que foi apresentado por seu colega Jeremy Irons. Já o cineasta britânico Peter Greenaway (O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante) foi o homenageado do ano e recebeu o prêmio de "grande contribuição ao cinema britânico".
  
Veja abaixo a cobertura completa da premiação e os vencedores:

MELHOR FILME

O filme precisava deste prêmio para reforçar o seu potencial no Oscar. "12 Anos de Escravidão" está perdendo espaço na mídia e nas últimas premiações de cinema para filmes como "Trapaça" e "Clube de Compras Dallas". Durante seu discurso, McQueen destacou o problema da escravidão no mundo: "Ainda existem 21 milhões de pessoas escravizadas enquanto estamos aqui sentados", disse ele.


MELHOR DIRETOR

Essa categoria se manteve sem grandes surpresas durante toda a temporada de premiação e o resultado não deverá ser diferente na entrega do Oscar. Alfonso Cuarón é o favorito absoluto por "Gravidade" (Gravity), onde o diretor provou ser um dos maiores visionários do cinema atual. Cuarón gravou as cenas com Sandra Bullock e George Clooney sem mesmo ter desenvolvido a tecnologia para sustentar os efeitos especiais necessários para ilustrar o filme. Que coragem!


MELHOR FILME BRITÂNICO

É realmente muito estranho ver o cineasta mexicano subindo ao palco do BAFTAS para aceitar o prêmio de melhor filme britânico. O que muitos talvez não saibam é que "Gravidade" foi filmado em Londres durante três anos e como o próprio Alfonso Cuarón fez questão de ressaltar em seu discurso, ele já se sente em casa, pois vive em Londres há mais de 11 anos.
   
MELHOR ATOR

Nada mais justo os britânicos escolherem a performance de Chiwetel Ejiofor neste ano, que está presente em todas as premiações do cinema, mas ele não conseguiu ganhar muitos prêmios por sua atuação na pele de Solomon Northup. A atuação de Ejiofor é carregada de emoção e você consegue sentir na pele todo o sofrimento do seu personagem. (Leia a crítica do filme aqui)


MELHOR ATRIZ

Essa é outra categoria que deixa pouco espaço para surpresas, a atuação de Cate Blanchett em "Blue Jasmine" é simplesmente formidável. A atriz que é sinônimo de classe e talento em Hollywood nunca esteve melhor. Todos sabemos que Woody Allen escreve personagens femininos como ninguém, mas foi o talento de Blanchett que a colocou neste patamar. Ela domina o filme com a sua personagem perturbada e conquista a nossa simpatia em cada cena. Se ela perder o Oscar de melhor atriz para Amy Adams (Trapaça), conheço muita gente que vai surtar.


MELHOR ATOR COADJUVANTE


Realmente 2014 não é o ano de Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão). Primeiramente ele foi apontado como o favorito ao Oscar, depois chegou Jared Leto (Clube de Compras Dallas), que passou a ganhar todos os prêmios da categoria nos Estados Unidos. Mas justamente na premiação do cinema britânico, Fassbender deveria ser o escolhido, não? Surpresas a parte, Barkhad Abdi teve um grande desempenho em "Capitão Phillips", tornando-se o maior destaque do filme.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


Em uma categoria muito bem disputada, a queridinha de Hollywood conseguiu novamente superar Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão). Jennifer Lawrence ganhou o Globo de Ouro, enquanto Lupita venceu o SAG Awards. Quem vencerá o Oscar de melhor atriz coadjuvante será o grande mistério dessa temporada, pois está muito difícil prever.  Acredito que a performance de Lupita Nyong’o ainda é a mais sólida entre todas as indicadas e merece levar o grande prêmio.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

O caso de amor entre David O. Russell e Hollywood parece ter chegado ao Reino Unido. É muito estranho ver "Trapaça" (American Hustle) ganhar o prêmio de melhor roteiro original quando o roteiro do filme é justamente o seu maior problema. Mas gosto é gosto. "Gravidade" (Gravity) certamente não teria condições de ganhar nessa categoria, então os concorrentes mais sensatos eram "Blue Jasmine" e "Nebraska".
 
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Para a grande surpresa de todos, não foi John Ridley e "12 Anos de Escravidão" (12 Years a Slave) que levou o prêmio. O tímido “Philomena” prevaleceu frente a candidatos mais imponentes, como "O Lobo de Wall Street" (The Wolf of Wall Street). Mas como se trata de uma premiação da academia britânica, o filme de Martin Scorsese não tinha chances.

MELHOR FOTOGRAFIA
“12 Anos de Escravidão”
“Capitão Phillips”
“Gravidade” - VENCEDOR
“Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum”
“Nebraska”

MELHOR FIGURINO
“Trapaça”
“Behind The Candelabra”
“O Grande Gatsby” - VENCEDOR
“The Invisible Woman”
“Walt Nos Bastidores de Mary Poppins”

MELHOR SOM
“All is Lost”
“Capitão Phillips”
“Gravidade” - VENCEDOR
“Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum”
“Rush – No Limite da Emoção”

MELHOR EDIÇÃO
“12 Anos de Escravidão”
“Capitão Phillips”
“Gravidade”
“Rush – No Limite da Emoção” - VENCEDOR
“O Lobo de Wall Street”

MELHOR EFEITOS VISUAIS
“Gravidade” - VENCEDOR
“O Hobbit – A Desolação de Smaug”
“Homem de Ferro 3″
“Círculo de Fogo”
“Além da Escuridão: Star Trek”

MELHOR CURTA-METRAGEM
“Island Queen”
“Keeping Up With The Joneses”
“Orbit Ever After”
“Room 8″ - VENCEDOR
“Sea View”

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
“Everything I Can See From Here”
“I Am Tom Moody”
“Sleeping With The Fishes” - VENCEDOR

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“O Ato de Matar” - VENCEDOR
“The Armstrong Lie”
“Blackfish – Fúria Animal”
“Tim’s Vermeer”
“Roubamos Segredos – A História do Wikileaks”

MELHOR ANIMAÇÃO
“Meu Malvado Favorito 2″
“Frozen – Uma Aventura Congelante” - VENCEDOR
“Universidade Monstros”

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
“12 Anos de Escravidão”
“Trapaça”
“Behind The Candelabra”
“Gravidade”
“O Grande Gatsby” - VENCEDOR

MELHOR MAQUIAGEM
“Trapaça” - VENCEDOR
“Behind The Candelabra”
“O Mordomo da Casa Branca”
“O Grande Gatsby”
“O Hobbit – A Desolação de Samug”

MELHOR TRILHA SONORA
“12 Anos de Escravidão”
“A Menina que Roubava Livros”
“Capitão Phillips”
“Gravidade” - VENCEDOR
“Walt Nos Bastidores de Mary Poppins”

MELHOR ATRIZ/ATOR EM ASCENSÃO
Dane DeHaan
George MacKay
Lupita Nyong’o
Will Poulter - VENCEDOR
Léa Seydoux

MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA
“O Ato de Matar”
“Azul é a Cor Mais Quente”
“A Grande Beleza” - VENCEDOR
“Metro Manila”
“O Sonho de Wadjda”



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “BAFTA 2014 - Confira aqui a cobertura completa da premiação britânica de cinema

    Sua opinião é muito importante!