DESTAQUES
Pesquisar

TIFF 2013 – Os destaques do Festival de Cinema de Toronto

Teve início nesta quinta-feira (5) o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). A edição de 2013 é composta por uma variedade de estreias, abrigando grandes produções de Hollywood e filmes do circuito indie do cinema internacional.  Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Reese Witherspoon, Daniel Brühl, Sandra Bullock e Colin Firth são algumas das estrelas do cinema que marcaram presença no festival mais importante do Canadá.

Confira a seleção especial dos principais filmes que serão exibidos nesta edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto.


O aclamado diretor de “Hunger” e “Shame”, Steve McQueen, está de volta ao cinema com um filme baseado em fatos reais que narra a história de um homem livre seqüestrado e vendido como escravo no sul dos Estados Unidos, durante o século 19. Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Brad Pitt, Paul Giamatti, Alfre Woodard e Benedict Cumberbatch.



Dallas Buyer’s Club 
O filme de Jean-Marc Vallée narra a história verdadeira do ativista Ron Woodroof, cuja rede de contrabando trouxe o tratamento necessário para pacientes com AIDS que foram negligenciados pelo sistema de saúde.  Elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner e Jared Leto.


The Railway Man
A história real de Eric Lomax, um soldado britânico da 2ª GM capturado por tropas japonesas e forçado a trabalhar em condições desumanas durante a construção da estrada de ferro na Tailândia. O filme é dirigido por Jonathan Teplitzky. Elenco: Nicole Kidman, Colin Firth, Jeremy Irvin e Stellan Skarsgård.


Enemy
O aclamado diretor de “Incêndios” (Incendies), Denis Villeneuve, surge novamente com uma história adaptada do livro de José Saramago - “O Homem Duplicado” (The Double).  Elenco: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon e Isabella Rossellini.


August: Osage County
Com um elenco grandioso e dirigido por John Wells, o filme é um drama adaptado da peça de Tracy Letts - ganhadora do Pulitzer Prize. Elenco: Meryl Streep, Julia Roberts, Ewan McGregor, Chris Cooper, Abigail Breslin, Benedict Cumberbatch e Juliette Lewis.


Bastards
Uma das maiores cineastas do cinema contemporâneo, Claire Denis, retornou às telas com uma história deslumbrante e cheia de mistérios envolvendo assassinato, vingança e sexo. Elenco: Vincent Lindon e Chiara Mastroianni.



Blood Ties
Dirigido por Guillaume Canet, Clive Owen e Billy Crudup interpretam dois irmãos em lados opostos da lei neste remake do filme francês “Les liens du sang”. O filme também fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes. Elenco: Clive Owen, Billy Crudup, Marion Cotillard, Mila Kunis, Zoe Saldana, Matthias Schoenaerts e James Caan.



Can a Song Save Your Life?
O filme dirigido por John Carney acompanha a história de uma cantora em busca da fama e um produtor musical fracassado que se encontram e começam a escrever belas músicas juntos. Elenco:  Keira Knightley, Mark Ruffalo, Hailee Steinfeld, Adam Levine, yasiin bey, Cee Lo Green e Catherine Keener.

Devil's Knot
Atom Egoyan dramatiza as conseqüências do caso dos assassinos de West Memphis de 1993, focando na mãe de um dos garotos assassinados. Elenco:  Colin Firth, Reese Witherspoon, Stephen Moyer, Alessandro Nivola e Amy Ryan.


Enough Said
Nicole Holofcener é a diretora dessa moderna comédia romântica sobre as aventuras amorosas de uma divorciada que acaba namorando dois amigos ao mesmo tempo. Elenco: Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini, Catherine Keener e Toni Collette.


Dom Hemingway
Dirigido por Richard Shepard, essa produção britânica narra a história de um ex-presidiário arrombador de cofres. Elenco: Jude Law, Richard E. Grant, Demian Bichir e Emilia Clarke.


The Double
O filme é uma versão atualizada por Richard Ayoade da obra famosa de Dostoevsky sobre um homem que descobre que a sua vida está sendo usurpada por um sósia. Elenco: Jesse Eisenberg e Mia Wasikowska.


Fading Gigolo
Escrito, dirigido e estrelado por John Turturro, o filme narra a história de vendedor de livros que se transforma em um cafetão. Elenco: John Turturro, Woody Allen, Vanessa Paradis, Liev Schreiber, Sharon Stone e Sofia Vergara.


The Fifth State
Bill Condon dirige essa dramatização sobre o auge e a queda do Wikileaks e do seu fundador Julian Assange. O filme é uma verdadeira saga sobre tecnologia, política e responsabilidade civil no século 21. Elenco: Benedict Cumberbatch, Daniel Brühl, Anthony Mackie, David Thewlis, Carice Van Houten, Stanley Tucci e Laura Linney.



Rush
Ron Howard dirige a história verdadeira de dois rivais da Fórmula 1 que fizeram da temporada de 1976 a mais emocionante da história do esporte. Elenco: Chris Hemsworth, Daniel Brühl, Olivia Wilde e Alexandra Maria Lara.


Don Jon
Dirigido, escrito e estrelado por Joseph Gordon-Levitt, o filme narra a história de um homem galanteador que descobre um novo sentido na vida quando se apaixona por duas mulheres bem diferentes. Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Scarlett Johansson e Julianne Moore.


The Disappearance of Eleanor Rigby: Him and Her
Ned Benson é o diretor dessa história de amor narrada através de duas perspectivas diferentes e divido em dois filmes. Elenco: Jessica Chastain, James McAvoy, Viola Davis, Ciarán Hinds, Isabelle Huppert e William Hurt.
 
Stray Dogs
Com a direção de Tsai Ming Liang, o filme une uma narra a história de uma família pobre que vive às margens da sociedade de Taipei. Elenco: Lee Kang Sheng, Lee Yi Cheng e Lee Yi Chieh


Belle
Dirigido por Amma Asante, o filme é baseado na história real de Dido Elizabeth Belle, a filha ilegítima de um oficial da marinha britânica do século 18. Elenco: Gugu Mbatha Raw, Tom Wilkinson, Sarah Gadon, Miranda Richardson, Matthew Goode e Emily Watson.



Hateship Loveship
A adaptação do conto escrito pela canadense Alice Munro, o filme é um drama familiar, com pitadas de humor e dirigido por Liza Johnson. Elenco: Kristen Wiig, Guy Pearce, Hailee Steinfeld e Nick Nolte.



Gravity
O aclamado diretor de “Filhos da esperança” (Children of Men), Alfonso Cuarón, retorna ao cinema com esse ambicioso projeto em 3D ambientado no espaço. O filme também fez parte da seleção oficial do Festival de Veneza.  Elenco: Sandra Bullock e George Clooney.
 
How I Live Now
Do mesmo diretor de O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland), Kevin MacDonald, o filme é uma adaptação do premiado romance escrito por Meg Rosoff sobre uma adolescente americana enviada para viver com sua família na Inglaterra, na véspera da Terceira Guerra Mundial. Elenco: Saoirse Ronan, Tom Holland e George MacKay



The Invisible Woman
Dirigido e estrelado por Ralph Fiennes, o filme é um drama histórico sobre o romance de Charles Dickens e a jovem atriz Nelly Ternan. Elenco: Ralph Fiennes, Felicity Jones e Kristin Scott Thomas.
 
Joe
Dirigido por David Gordon Green, o filme narra a história de um ex-presidiário que se torna amigo e protetor de um garoto. Elenco: Nicolas Cage e Tye Sheridan

Third Person
Com a direção de Paul Haggis, o filme viaja por Paris, Roma e Nova York em busca de uma conexão misteriosa entre três homens. Elenco: Liam Neeson, Mila Kunis, Adrien Brody, James Franco, Olivia Wilde, Maria Bello e Kim Basinger.


Labor Day
Dirigido por Jason Reitman, o filme é centralizado em um garoto de 13 anos e sua mãe solitária, mas a chegada de um homem misterioso promete mudar o curso de suas vidas. Elenco: Kate Winslet, Josh Brolin, Tobey Maguire, JK Simmons e James Van Der Beek



The Liberator
O filme é um épico sobre o líder político venezuelano Simón Bolívar e sua busca ao longo da vida para trazer autonomia e democracia nas Américas. A direção é de Alberto Arvelo. Elenco: Edgar Ramirez, María Valverde, Danny Huston.



Miss Violence
Um drama arrepiante do diretor grego Alexandros Avranas que investiga os segredos de uma família relacionados ao suicídio de uma menina de 11 anos de idade. Elenco: Themis Panou, Eleni Roussinou, Reni Pittaki e Sissy Toumasi.


Palo Alto
Em seu primeiro longa-metragem, Gia Coppola dirige o filme baseado no livro de contos escrito por James Franco sobre adolescentes que vivem nesta famosa cidade californiana. Elenco: James Franco, Emma Roberts e Jack Kilmer


Philomena
Do mesmo diretor de “A Rainha” (The Queen), Stephen Frears traz a história de uma mulher irlandesa que após ser obrigada por sua comunidade a entregar seu filho, embarca em uma missão para encontrá-lo com a ajuda de um jornalista da BBC. Elenco: Steve Coogan e Judi Dench.


The Past
Seleção oficial do Festival de Cannes, o novo filme de Asghar Farhadi retrata o drama de uma mulher separada do marido há anos, que enfrenta problemas com a filha após a volta de seu ex. Elenco: Berenice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mosaffa e Pauline Burlet.  



Prisioners
Um suspense dirigido por Denis Villeneuve sobre a investigação do misterioso desaparecimento de duas meninas. Elenco: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo e Paul Dano.



Therese
O filme é uma adaptação da obra de Émile Zola sobre adultério na sociedade parisiense durante o século 19. Elenco: Elizabeth Olsen, Tom Felton, Jessica Lange e Oscar Isaac.



Under the Skin
Seleção oficial do Festival de Veneza, este aclamado sci-fi traz uma alien sedutora em busca de presas nas estradas da Escócia. A direção é de Jonathan Glazer. Elenco: Scarlett Johansson



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


2 comentários on “TIFF 2013 – Os destaques do Festival de Cinema de Toronto

    1. Eiii... estou de volta com o Tô Ligado!, apareça por lá!

      ResponderExcluir
    2. Há vários filmes de premissa bem interessante. Mal posso esperar para ver: Joe; Dom Hemingway e 12 Years a Slave. Que venham os lançamentos...

      abraço

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!