DESTAQUES
Pesquisar

Crítica: Cinco Anos de Noivado (The Five-Year Engagement - 2012)

Poster - Cinco Anos de Noivado (The Five Year Engagement).jpgDirigido por Nicholas Stoller, “Cinco Anos de Noivado” é um filme repleto de charme, doçura e veracidade, características cada vez mais raras dentro do gênero. Com atuações cativantes de todo o elenco, o filme apresenta a história de um estranho casal que sofre com as conseqüências de um longo noivado e com as mudanças que a vida lhe apresenta. 

Violet & Tom são um casal apaixonado e após um ano de namoro, Tom decide pedir Violet em casamento. A decisão parece perfeita, mas não podia chegar durante o pior momento da carreira de Violet, que não consegue o seu tão esperado emprego na universidade em São Francisco. Após receber uma oferta tentadora em Michigan, Tom apóia a noiva para aceitar a proposta e o casal decide se mudar para Michigan. Com um contrato de dois anos, Violet começa a se encantar pelo trabalho, enquanto Tom se encontra desestimulado pelas ofertas de emprego locais. Mas quando o contrato de Violet é prolongado, o ressentimento acaba afastando o casal e eles acabam vivendo cinco anos de noivado.

Crítica - Cinco Anos de Noivado (The Five Year Engagement).jpgO gênero de comédia e romance freqüentemente acaba desapontando o espectador com histórias pré-formuladas e personagens rasos. Tratando-se de um filme comercial, criado para celebrar o dia dos namorados nos Estados Unidos, “Cinco Anos de Noivado” é um romance moderno que trabalha a questão da liderança feminina dentro de um relacionamento. O filme possui um roteiro original, escrito por Jason Segel e Nicholas Stoller. Até chega a ser interessante o fato de dois homens escreverem uma história com cunho feminista, que retrata a frustração e a depressão que as mulheres enfrentaram durante anos, ao abdicar de suas carreiras em prol da família e do marido.

O grande trunfo do filme são as atuações cativantes do elenco. Jason Segel faz o tipo esquisito e engraçado, como em todos os filmes que atua, enquanto Emily Blunt entrega uma atuação simpática, genuína e cheia de energia – uma das melhores performances cômicas da atriz de origem inglesa. A dupla de coadjuvantes, Chris Pratt e Alison Brie, também não desaponta no quesito comédia e merecia mais espaço na história.
Apesar da química entre Jason Segel & Emily Blunt trilhar um caminho agradável na tela, “Cinco Anos de Noivado” não é um filme perfeito. O roteiro acaba perdendo a sua atitude quando retrata a separação de Violet & Tom. No lugar do charme e do humor, cenas artificiais começam a ilustrar essa história, que perde a originalidade estabelecida no início do filme.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Crítica: Cinco Anos de Noivado (The Five-Year Engagement - 2012)

    Sua opinião é muito importante!