DESTAQUES
Pesquisar

Especial Dia dos Namorados – As melhores comédias românticas do cinema

Leia também: Os melhores casais do cinema 

Para entrar no clima do Dia dos Namorados, o blog elaborou uma lista especial com os melhores filmes de romance e comédia do cinema. Além de atrair multidões, os filmes selecionados, a seguir, contam com cenas maravilhosas e casais irresistíveis, que marcaram a história do cinema. Julia Roberts, Meg Ryan, Kate Hudson e Diane Keaton protagonizam alguns dos títulos mais populares do gênero

Sintonia de Amor – Sleepless in Seattle (1993)
“Destiny is something we've invented because we can't stand the fact that everything that happens is accidental.”

É uma das comédias românticas mais populares de Hollywood e oferece uma infinidade de recompensas, se você estiver disposto a mergulhar na história.
 
Feitiço da Lua - Moonstruck (1987)
“La bella luna! The moon brings the woman to the man. Capice?”

É uma bela análise do amor e da paixão entre pessoas comuns. Nicolas Cage e Cher entregam performances energéticas em uma das comédias românticas mais exuberantes da década de 80.


Amor A Toda Prova – Crazy Stupid Love (2011)
“The war between the sexes is over. We won the second women started doing pole dancing for exercise.”

Com um elenco eclético, o filme entrega o que as melhores comédias românticas prometem: ele nos dá um olhar sobre as fraquezas humanas e une duas pessoas no final.

Um Grande Garoto - About a Boy (2002)
“I was in some strange territory. Was I frightened? I was petrified.”

Descrito como uma versão masculina de “O Diário de Bridget Jones”, o filme conta com os encantos de menino de Hugh Grant e conquista facilmente o espectador. 


A Garçonete – Waitress (2007)
"I don't want you to save me. Don't need to be saved."

O filme dirigido por Adrienne Shelly é uma doce e pequena comédia romântica. Keri Russell é a verdadeira estrela do filme, com uma personagem encantadora que ganha o coração do espectador com suas tortas deliciosas e confusões amorosas. 

A Garota Ideal - Lars and the Real Girl (2007)
"Sometimes I get so lonely I forget what day it is..."

O roteiro de Nancy Oliver é tão gentil e melancólico que se torna uma história silenciosamente poderosa. O filme é um pequeno tesouro do cinema atual com uma atuação memorável de Ryan Gosling.


Secretária - Secretary (2002)
“Who's to say that love needs to be soft and gentle?”

Apesar de ser uma comédia dramática, este é o primeiro filme que lida com temas nunca vistos antes em Hollywood, com uma história de amor intrigante e obscura. Maggie Gyllenhaal manipula sua personagem com dignidade, oferecendo um humor negro eficaz.

O Casamento do Me Melhor Amigo - My Best Friend's Wedding (1997)
"It’s amazing the clarity that comes with psychotic jealousy."

Julia Roberts é uma das queridinhas do gênero e um de seus principais filmes é essa comédia romântica. Ao lado de Cameron Diaz, Roberts interpreta uma mulher determinada a acabar com o casamento de seu melhor amigo, interpretado por Dermot Mulroney.


Juno (2007)
“I need to know that it's possible that two people can stay happy together forever.”

Jason Reitman conquistou seu espaço no cinema independente norte-americano e apesar de “Juno” ser considerado um filme pequeno, ele carrega uma grande mensagem.


Caramelo – Sukkar Banat (2007)

Em um filme cheio de emoções, Nadine Labaki brinca com as relações cotidianas das mulheres libanesas, apresentando uma Beirute mágica e hospitaleira, completamente diferente do que vemos nos noticiários televisivos.


O Casamento de Muriel - Muriel's Wedding (1994)
"...Since I've met you and moved to Sydney, I haven't listened to Abba. That's because my life is as good as an Abba song. It's as good as Dancing Queen."
 
Estrelado por Toni Collette, o filme é muito agradável e um ótimo exemplo do que o cinema australiano pode oferecer.


Simplesmente Amor - Love Actually (2003)
“The thing about romance is... people only get together right at the very end.”


O filme é uma leve comédia romântica que utiliza como plano de fundo a magia do Natal e múltiplas histórias de amor para aquecer os nossos corações.


Hora de voltar – Garden State (2004)
"What's the word that's burning in your heart?"

Escrito e dirigido por Zach Braff, o filme consegue conquistar os corações de espectadores de diferentes faixas etárias em uma comédia adorável, estrelada por Natalie Portman.

Alta Fidelidade - High Fidelity (2000)
“If you *really* wanted to screw me up, you should've gotten to me earlier.”

Com destaque merecido para a habilidade do diretor Stephen Frears e as atuações de todo o elenco, a história do filme é divertida e conta com uma das melhores trilhas sonoras do cinema.


Uma Linda Mulher - Pretty Woman (1990)  
"I want the fairy tale."
Ele não retrata o romance ideal, mas é impossível resistir ao charme de Richard Gere e Julia Roberts. O filme marcou a década de 90 e continua atraindo muitos espectadores. 

Vicky Cristina Barcelona (2008)
"Only unfulfilled love can be romantic."

Dirigido por Woody Allen, o filme gira em torno dos relacionamentos amorosos do personagem de Javier Bardem com três mulheres. Com cenários que intoxicam, essa agradável comédia romântica enche os olhos de qualquer cinéfilo.


Amor sem Escalas – Up in the Air (2009)
“We all fall for the prick. Pricks are spontaneous, they're unpredictable and they're fun. And then we're surprised when they turn out to be pricks.”

Com um elenco fenomenal e um plano de fundo baseado na crise financeira norte-americana, o filme de Jason Reitman é extremamente cativante e rende grandes risadas.

Quatro Casamentos e um Funeral - Four Weddings and a Funeral (1994)
“All these weddings, all these years, all that blasted salmon and champagne and here I am on my own wedding day, and I'm... eh... em... eh... still thinking.”

Elegante e produzido na Inglaterra, o filme é uma versão atualizada das comédias românticas hollywoodianas. Ele apresenta um humor leve, performances alegres e cativantes de Hugh Grant e Andie MacDowell.


500 Dias com Ela – 500 Days of Summer (2009)
“Just because she likes the same bizzaro crap you do doesn't mean she's your soul mate.”

O filme é uma comédia romântica refrescante, única e muito realista, que consegue agradar uma variedade de espectadores.


Harry & Sally - Feitos um Para Outro – When Harry Met Sally (1989)
“It is so nice when you can sit with someone and not have to talk.”

Com direção de Nora Ephron, Meg Ryan e Billy Crystal são os protagonistas de uma das comédias românticas mais populares do cinema, modelo para os filmes românticos da atualidade.

20.Feitiço do Tempo - Groundhog Day (1993)
“I don't deserve someone like you. But If I ever could, I swear I would love you for the rest of my life.”

Considerado como um dos melhores filmes de Bill Murray, ele possui um roteiro inteligente e permanece vivo na mente dos maiores fãs do gênero.
 
19. Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
 "After all... I’m just a girl, standing in front of a boy, asking him to love her."
É difícil não se emocionar com a história de amor entre um dono de uma pequena livraria e uma estrela de cinema. Hugh Grant e Julia Roberts formam um dos casais mais inesquecíveis do cinema. 

18. O Pecado Mora ao Lado – The Seven Year Itch (1955)
“I think it's just elegant to have an imagination. I just have no imagination at all. I have lots of other things, but I have no imagination.”

Em mais um trabalho impecável do cineasta Billy Wilder, Marilyn Monroe brilha em uma das cenas mais famosas do cinema. A comédia, o timing e o elenco ajudam a fazer "The Seven Year Itch" um espetáculo.


17.Um Casamento à Indiana – Monsoon Wedding (2001)
“Whether our parents introduce us or whether we meet in a club what difference does it make?”

Mira Nair apresenta um mundo exuberante para ser dividido entre famílias. O filme é uma deliciosa mistura de romance, comédia e drama, com uma trilha sonora à la Bollywood.

16. Sideways – Entre Umas e Outras (2004)
"I like to think about the life of wine. How it's a living thing..."

Dirigido por Alexander Payne, famoso for seus filmes realistas, “Sideways” é uma ótima comédia romântica para dividir com amigos e conta com uma atuação hilariante e descarada de Thomas Haden Church.

15. O Diário de Bridget Jones – Bridget Jones’s Diary (2001)
"I'm still looking for something...more extraordinary than that."

Como falar em comédias românticas e não lembrar de uma solteirona atrapalhada chamada Bridget Jones? Seus péssimos discursos e suas roupas inapropriadas ganharam o coração de dois galãs ingleses. Renée Zellweger foi fundamental para o sucesso do filme.

14. A Rosa Púrpura do Cairo – The Purple Rose of Cairo (1985)
I just met a wonderful new man. He's fictional but you can't have everything.”

Com uma mistura de fantasia, romance e comédia, Woody Allen conseguiu criar uma história original e encantadora. Mia Farrow entregou uma das melhores performances de sua carreira.

13. Melhor é Impossível – As Good as It Gets (1997)
“Have you ever let a romantic moment make you do something that you knew was stupid?”

Dirigido por James L. Brooks, o filme é incrivelmente emocionante e extremamente divertido. É impossível rotulá-lo, pois ele não é apenas uma comédia ou um drama, ele é, simplesmente, “As Good as It Gets”.


12. Meia-noite em Paris – Midnight in Paris (2011)
“I can never decide whether Paris is more beautiful by day or by night”

O filme é uma bela demonstração do que a magia do cinema pode criar. A Paris de Woody Allen enfeitiça, seduz e diverte o espectador, em uma das melhores comédias românticas dos últimos anos.


11. A Primeira Noite de um Homem – The Gaduate (1967)
“Mrs. Robinson, if you don't mind my saying so, this conversation is getting a little strange.”

Dirigido por Mike Nichols, o filme é uma das melhores comédias românticas produzidas por Hollywood e promete viver em nossas mentes para sempre.

10. Jejum de Amor - His Girl Friday (1940)
“I wouldn't cover the burning of Rome for you if they were just lighting it up!”

Dirigido por Howard Hawks, o filme é uma jóia das comédias “pastelão” norte-americana. Com um ritmo acelerado, ele arranca muitas risadas e contém ótimas atuações.


9. Manhattan (1979)
“Don't psychoanalyze me. I pay a doctor for that.”

É um dos primeiros clássicos de Woody Allen e uma canção de amor sobre sua cidade natal. O filme se destaca por seu humor moderno e pelo romantismo atemporal.

8. Bonequinha de Luxo – Breakfast at Tiffany’s (1961)
“I'm like cat here, a no-name slob. We belong to nobody, and nobody belongs to us. We don't even belong to each other.”

A presença de Audrey Hepburn ilumina a tela durante a fase mais engraçada de Blake Edwards. O filme é um ícone do gênero que vive até hoje em nossos corações.


7. Quanto Mais Quente Melhor – Some Like It Hot (1959)
“I don't care how rich he is, as long as he has a yacht, his own private railroad car, and his own toothpaste.”

Com a direção de Billy Wilder, Marilyn Monroe brilha no melhor papel da sua carreira, ao lado de Tony Curtis e Jack Lemmon.

6. Aconteceu Naquela Noite - It Happened One Night (1934)
“Your ego is absolutely colossal.”

O diretor Frank Capra e suas duas estrelas (Clark Gable e Claudette Colbert) roubaram corações e cinco Oscars com esse clássico do cinema. O filme continua insuperável pelas incontáveis comédias românticas que já inspirou.


5. A Princesa e o Plebeu - Roman Holiday (1953)
“At midnight, I'll turn into a pumpkin and drive away in my glass slipper.”

Com a direção de William Wyler e a presença luminosa de Audrey Hepburn, o filme estabeleceu um alto padrão para as comédias românticas modernas.

4. Se Meu Apartamento Falasse - The Apartment (1960)
“When you're in love with a married man, you shouldn't wear mascara”.

O cinismo habitual do diretor Billy Wilder é fermentado neste filme por um humor afetuoso e cenas genuínas de romance.

3. Núpcias de Escândalo - The Philadelphia Story (1940)
“Not anything - don't say anything. And especially not darling"

Oferecendo um roteiro inteligente, uma direção impecável de George Cukor e performances maravilhosas de Cary Grant, Katharine Hepburn e James Stewart, o filme é um clássico absoluto do gênero.

2. O Fabuloso Destino de Amelie Poulain – Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001)
"A surge of love, an urge to help mankind overcomes her."

Uma delicada trufa francesa, “Amélie” é facilmente o filme mais romântico nesta lista. Audrey Tautou encantou o mundo com uma personagem peculiar e de imaginação fértil.

1. Noivo neurótico, noiva nervosa – Annie Hall (1977)
“That sex was the most fun I've everthe most fun I've ever had without laughing.”

Jogando sobre os opostos se atraem, o filme oferece entretenimento, risadas e uma qualidade digna de quatro Oscars. Woody Allen entrega um humor devastador e surpreende os espectadores com um dos melhores desfechos do cinema.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


12 comentários on “Especial Dia dos Namorados – As melhores comédias românticas do cinema

    1. Achei a lista interessante, com filmes ótimos, porém, acho que alguns aqui não se enquadram como comedia e sim como romance ou drama. Um filme que senti que faltou na lista dos 30 foi Harry & Sally - Feitos um Para o Outro, e algumas pastelão de hollywood como "O casamento do meu melhor amigo" que são míticos também.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mas o Harry & Sally está na lista... é o 21º da lista. Amo esse filme!

        Excluir
    2. Um show de lista foi o que achei,poderia até se estender mais com alguns outros filmes como foi citado por Luz.E que "baita" romântica me pareces ser,pois já começastes a comemorar o dia dos namorados[12]no dia 5.Adorei.Meu grande abraço minha querida.

      ResponderExcluir
    3. Achei a lista muito interessante, tenho muitos dos títulos mencionados mas acho que ficaram títulos de relevo de fora...
      Tipo "Love acyually", "A Casa da lagoa" e "Pretty Woman".

      ResponderExcluir
    4. Muito boa a lista. Particularmente gostei de ver ai Secretária, A garçonete e Sideways.

      ResponderExcluir
    5. Ótima lista!! Parabéns pela seleção.

      Vou divulgar o blog no cinema pela arte, muito informativo!

      ResponderExcluir
    6. Olha só, que ótima lista. Quem dera eu tivesse uma namorada para me acompanhar nessa empreitada! hahah

      Woody Allen em primeiro foi merecido. Ainda assim, minha comédia romântica favorita, e que faltou na lista, é Luzes da Cidade, do Chaplin. Simplesmente belíssimo!

      ResponderExcluir
    7. E claro que essa lista não é uma opinião geral e sim pessoal, eu entendo. Gostei, mas achei que os primeiros lugares acabaram sendo menos criticos e muito pessoais pelo fato da maioria dos filmes citados serem antigos...

      ResponderExcluir
    8. Faltou o melhor... Tootsie de 1982, dirigido pelo saudoso Sidney Polack.

      ResponderExcluir
    9. O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é o primeiro para mim. Um filme tão maravilhoso e rico que me surpreende a cada vez que o assisto. Além disso, não importa se é a décima vez que eu assisto, sempre me emociono e me sinto diferente.

      ResponderExcluir
    10. faltou 10 coisas que eu odeio em você.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!