DESTAQUES
Pesquisar

Especial Cannes 2012 - Os destaques do festival


O Festival Internacional de Cinema de Cannes (Cannes International Film Festival) inicia nesta quarta-feira (16) e vai lançar, à nível internacional, uma gama de promessas para o cinema em 2012. Como de costume, a nova edição do festival contará com nomes renomados, incluindo Wes Anderson, David Cronenberg, Michael Haneke, & Andrew Dominik.

O júri é liderado pelo cineasta italiano Nanni Moretti e ainda conta com as presenças de Diane Kruger, Jean Paul Gaultier, Alexander Payne, Hiam Abbass, Raoul Peck, Emmanuelle Devos, Andrea Arnold e Ewan McGregor. Conheça abaixo as estréias mais aguardadas da 65ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes.

#The We and the I
Somente os festivais de cinema proporcionam a oportunidade de promover filmes que ainda não caíram no radar da crítica internacional. É o caso do novo filme de Michel Gondry, responsável pelo aclamado “O brilho eterno de uma mente sem lembranças”. A trama de seu novo filme ainda é um mistério total para o público, mas Cannes promete não deixar ele passar em branco. 
 
#Beyond the Hills
O aclamado cineasta romeno Cristian Mungiu retorna ao festival para lançar um filme que trabalhou por cinco anos. A trama é sobre duas amigas que cresceram juntas em um orfanato e, com o passar do tempo, uma delas encontra refúgio em um convento na Romênia.

#No
Após o renomado filme “Post Mortem”, o cineasta chileno Pablo Larraín chega em Cannes com um novo projeto. “No” é a primeira colaboração do cineasta com Gael Carcía Bernal e marca mais um capítulo da era política de Pinochet no Chile. 


#Lawless
O diretor de “A Estrada” prepara-se para lançar seu novo projeto em Cannes. John Hillcoat terá a oportunidade de impressionar a crítica internacional com um trabalho que aparenta ser consistente. O filme é baseado em uma história real e apresenta um grande elenco, composto por Shia Labeouf, Gary Oldman, Jessica Chastain & Tom Hardy.


#Killing Them Softly
Após dirigir "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford”, Andrew Dominik une forças, novamente, com Brad Pitt para lançar o filme “Killing Them Softly”, adaptação do livro “Cogan’s Trade”. A nova edição do Festival de Cannes é uma grande oportunidade para Andrew Dominik conquistar platéias que não responderam positivamente ao seu belo clássico de western americano.


#Rust and Bone
O novo filme de Jacques Audiard é um dos mais aguardados pela crítica internacional. O cineasta francês ainda está colhendo os elogios do seu trabalho anterior em “O Profeta”. Com a forte presença de Marion Cotillard, o filme promete ser uma colisão de talentos, trazendo o melhor do cinema francês para ilustrar o festival.


#On the road
Walter Salles retorna ao festival de Cannes após o sucesso de “Linha da Passe”. Seu road-movie retrata a geração ‘beat’ norte-americana, um projeto distinto, comparado com seus trabalhos anteriores. O filme contém um elenco diversificado, encabeçado por Kirsten Stewart, Garrett Hedlund, Alice Braga, Sam Riley, Kirsten Dunst, Amy Adams e Viggo Mortensen. 


#Cosmopolis
Após promover “Um Método Perigoso” na última edição do Festival de Veneza, David Cronenberg apresenta mais um trabalho intrigante para a platéia mais exigente do cinema. Com um elenco eclético, composto por Robert Pattinson, Juliette Binoche, Samantha Morton & Paul Giamatti, “Cosmopolis” pode trazer muitos problemas ao cineasta - o filme narra uma odisséia absurda de um bilionário em busca do corte de cabelo perfeito em Nova York. “Cosmopolis” é uma adaptação da obra escrita por Don DeLillo e marca o retorno de Cronenberg no papel de roteirista.


#Amour
A última vez que Michael Haneke apareceu em Cannes, ele recebeu a Palma de Ouro por “A Fita Branca”, que também rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O cineasta é famoso por uma técnica precisa e pela frieza de seus trabalhos. Mas o título de seu novo filme, promete uma trama mais calorosa ao narrar a história de amor de um casal, onde um deles sofre com as seqüelas de um grave derrame. O elenco é formidável e conta com as presenças de Isabelle Huppert, Jean-Louis Trintignant & William Shimell.


#Moonrise Kingdom
Wes Anderson não demonstra timidez ao falar de seu próximo filme, que explora a sensação de estar apaixonado aos 12 anos de idade e quando tudo parece ser o fim do mundo. Com um tema peculiar e um elenco primoroso, composto por Bruce Willis, Edward Norton, Jason Schwartzmann, Tilda Swinton & Bill Murray, “Moonrise Kingdom” é um dos filmes mais promissores do ano e abre o Festival de Cannes em 2012.

imagens: HitFlix e IMDB



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


4 comentários on “Especial Cannes 2012 - Os destaques do festival

    1. On the road é o meu favorito, mas a lista esta fantástica e esta ano Cannes irá brilhar!

      Abs.

      ResponderExcluir
    2. Estou no aguardo! Principalmente por Moonrise Kingdom, The We and the I e On the Road.

      ResponderExcluir
    3. On The Road e Cosmopolis (mesmo com o vampiro Edward) estão na minha lista de obrigatórios! Estou apostando alto em ambos!

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!