DESTAQUES
Pesquisar

Especial Cannes 2012 - Encerramento & Premiação

O júri oficial da 65ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes (Cannes International Film Festival), presidido por Nanni Moretti, revelou a lista de premiados durante a cerimônia de encerramento, neste domingo (27). Bérénice Bejo comandou a premiação ao lado de Audrey Tatou e Adrien Brody. O filme escolhido para ser exibido no encerramento da cerimônia foi "Thérèse Desqueyroux" de Claude Miller, com Audrey Tautou, Gilles Lellouche e Anaïs Demoustier.

Em um balanço geral, a competição oficial apresentou uma quantidade generosa de filmes de língua inglesa,  que saíram da competição de mãos vazias. Foi o caso de "Cosmopolis" (David Cronenberg), "Killing Them Softly" (Andrew Dominik), "Mud" (Jeff Nichols), "On the Road" (Walter Salles), "Lawless" (John Hillcoat), "The Paperboy" (Lee Daniels) e "Moonrise Kingdom" (Wes Anderson).

Marion Cotillard era a grande favorita na categoria de melhor atuação feminina por seu trabalho em "Rust & Bone". O filme rendeu grandes elogios para a atriz francesa e para o diretor Jacques Audiard. O novo filme de Walter Salles (On the Road), infelizmente não impressionou a crítica internacional, que lançou comentários duvidosos durante o festival. 

Conheça abaixo os vencedores da 65ª edição do Festival de Cannes

#Palma de Ouro  - Amour (França)

Como esperado, Michael Haneke recebeu a Palma de Ouro pelo comovente drama "Amour", estrelado por Isabelle Huppert. O filme narra a história de um casal idoso lidando com as difíceis seqüelas de um derrame. Não é a primeira vez que o cineasta austríaco faz sucesso dentro do Festival de Cannes. Seu trabalho anterior, "A Fita Branca" também recebeu a Palma de Ouro em 2009.

#Grand Prix -  Reality (Itália)

O filme de Matteo Garrone ficou em segundo lugar durante a competição. A trama narra a história de um humilde pescador que se torna a grande estrela de um programa de reality-show.

#Prix du Juri - The Angels' Share (Inglaterra)

Ken Loach recebeu o prêmio do júri pela comédia britânica "The Angels' Share". O filme narra a história de um grupo de amigos que tentam uma vida nova para evitar serem presos.

#Melhor direção -  Post Tenebras Lux (México)

Carlos Reygadas foi premiado por "Post Tenebras Lux". O filme foi mal recebido pela crítica internacional, que o considerou incompreensível. Segundo Nanni Moretti, a decisão não foi unânime entre os jurados. 

#Melhor roteiro -  Beyond the Hills (Romênia)

Cristian Mungiu foi premiado pelo drama romeno, originalmente titulado, “Dupã Dealuri” (br: Além das colinas). A trama do filme segue duas amigas que cresceram juntas em um orfanato e sua amizade é colocada em teste quando uma delas decide se refugiar em um convento.

#Melhor atuação feminina -  Beyond the Hills (Romênia)

As atrizes Cosmina Stratan e Cristina Flutur dividiram o prêmio por suas atuações em “Dupã Dealuri”, filme fruto de um trabalho de cinco anos, realizado por Cristian Mungiu.

#Melhor atuação masculina -  Jagten (Dinamarca)

O ator Mads Mikkelsen foi premiado por seu trabalho em “Jagten” (br: A Caça), novo filme do cineasta dinamarquês Thomas Vinterberg - um dos idealizadores do movimento cinematográfico Dogma95.

#Câmera de ouro -  Beasts of the Southern Wild (EUA)

Behn Zeitlin recebeu o prêmio em uma categoria dedicada aos trabalhos de cineastas estreantes. O filme do diretor norte-americano também foi a sensação da última edição do Festival de Sundance em 2012.

> Prêmios complementares da 65ª edição do Festival de Cannes <

#Palma de ouro da curta-metragem 
SILENCE - Realizado por L.Rezan YESILBAS

#Menção especial - Un Certain Regard 
DJECA - Realizado por Aida BEGIC 

#Prêmio de Interpretação Feminina - Un Certain Regard 
À PERDRE LA RAISON Interpretado por Emilie DEQUENNE 
LAURENCE ANYWAYS Interpretado por Suzanne CLÉMENT 

#Prêmio Especial do Júri - Un Certain Regard 
LE GRAND SOIR - Realizado por Gustave KERVERN, Benoît DELÉPINE 

#Prémio Un Certain Regard 
DESPUÉS DE LUCIA Realizado por Michel FRANCO 

#Primeiro Prémio da Cinéfondation 
DOROGA NA Realizado por Taisia IGUMENTSEVA 

#Segundo Prémio da Cinéfondation 
ABIGAIL Realizado por Matthew James REILLY 

#Terceiro Prémio da Cinéfondation 
LOS ANFITRIONES Realizado por Miguel Angel MOULET



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


2 comentários on “Especial Cannes 2012 - Encerramento & Premiação

    1. Pena que nenhum dos mais esperados (Salles, Cronenberg, Kiarostami, Carax, Vinterberg...)saíram vencedores; Esse Amour parece ser melhor que A Fita Branca pelo menos. Vamos esperar .. =D

      ResponderExcluir
    2. Amour realmente promete. Mal posso esperar!
      Obrigada pela visita.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!