DESTAQUES
Pesquisar

Globo de Ouro 2012 - Os vencedores e comentários

O Golden Globes é considerado como uma prévia para o Oscar, mas nos últimos anos a Academia não vem concordando com as escolhas da Hollywood Foreign Press Association. Nas últimas edições, filmes como: “The Social Network”, “Avatar”, “Atonement” e “Babel” foram premiados no Golden Globes, mas não receberam a mesma honra durante o Oscar.

A cerimônia de premiação do Globo de Ouro 2012 não apresentou grandes surpresas nas categorias de cinema. Rick Gervais retornou como apresentador e demonstrou uma postura mais tranqüila e menos provocante. Sua piada inicial atacando Mel Gibson e de bônus o filme “The Beaver”, dirigido por Jodie Foster foi um dos melhores momentos da cerimônia. 

Confira abaixo os vencedores da 69ª edição do Globo de Ouro.
  • Melhor filme (Drama) – "The Descendants"
"Os Descendentes" - Jim BurkeJim Taylor e Alexander Payne

A crítica respondeu positivamente ao filme desde seu lançamento nos festivais internacionais de cinema e George Clooney sempre liderou a corrida do prêmio de melhor ator. O filme também recebeu a grande honra no LAFCA Award neste ano.

Em relação ao Oscar 2012, nada está definido ainda. A Academia sempre manteve uma postura mais tradicional e adora premiar o mesmo projeto nas categorias de Melhor Direção e Melhor Filme, por isso não descartaria a possibilidade de Martin Scorsese e “Hugo” ganharem a estatueta em fevereiro. 
  • Melhor filme (Comédia/Musical) "The Artist"
Elenco de "O Artista" ao lado do diretor Michel Hazanavicius

Nenhuma grande surpresa nessa categoria, onde o maior concorrente era "Midnight in Paris" de Woody Allen. Não é novidade que o longa-metragem mudo francês vem conquistando a crítica e o público desde sua estreia no Festival de Cannes e já é apontado como o grande favorito da Academia, que finalmente pode voltar a reconhecer um filme de comédia/musical na categoria principal. "The Artist" também recebeu prêmio por Melhor Trilha Sonora. 
  • Melhor ator (Drama) - George Clooney em "The Descendants"

"Os Descendentes" - George Clooney
George Clooney tem uma longa carreira em Hollywood e certamente estava preparado para receber esse prêmio com muito humor e descontração. É impossível negar a evolução que Clooney teve ao longo do anos, resultando em ótimos filmes e também, em uma promissora carreira na direção.

Os principais adversários nessa categoria eram Brad Pitt por "Moneyball" e Michael Fassbender por "Shame". Apesar de torcer pela vitória de George Clooney, é difícil não admirar a grande temporada de Fassbender no cinema, que também merece de prêmios. 
  • Melhor atriz (Drama) - Meryl Streep em "The Iron Lady"
"A Dama de Ferro" - Meryl Streep

Nada mais digno que assistir Meryl Streep sendo premiada por um trabalho biográfico em "The Iron Lady". Apesar da direção de Phyllida Lloyd ser muito criticada, a atuação de Streep no papel de Margaret Thatcher é mais que suficiente para carregar o filme.

Sua grande rival nessa categoria foi Viola Davis, que obteve um grande desempenho por "The Help", mas seu filme também não contou com o brilho de uma grande direção. Sinto por Tilda Swinton que está simplesmente fantástica em "We Need To Talk About Kevin" e sem dúvidas, é a minha atuação favorita dessa temporada.
  • Melhor ator (Comédia/Musical) - Jean Dujardin em "The Artist"
"O Artista" - Jean Dujardin

Foi a vitória mais previsível dessa edição do Globo de Ouro. Apesar da categoria apresentar nomes reconhecidos do cinema, foi o grande novato que levou o prêmio. Jean Dujardin era certamente o favorito e estava isolado na disputa de melhor ator de comédia/musical. Agora, resta torcer para que o ator francês receba uma indicação ao Oscar 2012.
  • Melhor atriz (Comédia/Musical) - Michelle Williams em "My Week With Marilyn"
"Sete Dias Com Marilyn" - Michelle Williams

Michelle Williams é uma das atrizes mais underated de Hollywood devido ao fato de protogonizar filmes do circuito independente. A semelhança com a diva dos anos 50, certamente foi a grande razão de receber o prêmio. Não deve ser nada fácil encarnar uma figura tão conhecida e adorada mundialmente, é uma grande responsabilidade e Michelle Williams cumpriu sua tarefa.

Suas grandes concorrentes na categoria eram Kristen Wiig por "Bridesmaids" e Charlize Theron por "Young Adult". Ambas receberam muita atenção da mídia por suas performances bem distintas, mas o desafio de Michelle Williams foi muito maior.
  • Melhor ator coadjuvante - Christopher Plummer em "Beginners"
"Toda Forma de Amor" - Christopher Plummer
Também nenhuma surpresa nessa categoria. Christopher Plummer era o favorito isolado por sua belíssima atuação em "Beginners", filme dirigido por Mike Mills. Plummer é um dos atores mais admirados da história do cinema, mas infelizmente não tem tanta sorte nas premiações. Pelo o que parece, a justiça foi feita em 2012 e provavelmente vai continuar até o Oscar.

Seu grande concorrente na categoria era Albert Books por sua inescrupulosa atuação em "Drive", um filme que foi esnobado pelo Globo de Ouro, mas apresenta uma das direções mais fantásticas dessa temporada e uma atuação matadora de Ryan Gosling. Too bad!
  • Melhor atriz coadjuvante - Octavia Spencer em "The Help" 
"Histórias Cruzadas" - Octavia Spencer

Octavia Spencer pode ser um nome pouco conhecido no cinema, mas foi o grande destaque de "The Help", um dos filmes mais comentados de 2011 e baseado em fatos reais. Sua personagem é muito carismática e rende boas risadas pelo seu temparamento explosivo. Quem é fã do filme, certamente gostou dessa vitória.

Suas grandes concorrentes nessa categoria eram Jessica Chastain por "The Help" e Bérénice Bejo por "The Artist". Apesar de Chastain estar presente em boa parte dos filmes lançados em 2011, vai ser difícil tirar o brilho de Octavia Spencer no Oscar.

  •  Melhor direção - Martin Scorsese por "Hugo"
"A Invenção de Hugo Cabaret" - Martin Scorsese

Nada mais justo que ver Martin Scorsese reconhecido após um trabalho que faz uma bela homenagem ao cinema. "Hugo" é um filme encantador em todos os sentidos, pura magia e redescobrimento de um cinema que nunca devemos esquecer. Seu tributo à Georges Méliès é emocionante.

Seus grandes concorrentes na categoria eram Alexander Payne por "The Descendants" e Michel Hazanavicius por "The Artist". Em relação ao Oscar 2012, ambos podem render uma boa disputa, ao lado de outro possível concorrente e queridinho da Academia: Steven Spielberg com “War Horse”.
  • Melhor roteiro - Woody Allen em "Midnight in Paris"
Clive Owen e Nicole Kidman anunciando "Meia-Noite em Paris"

Em uma categoria com grandes filmes, "Midnight in Paris" recebeu o prêmio tão esperado pelos fãs de Woody Allen. Mas sem nenhuma surpresa, o cineasta não compareceu à cerimônia para receber a honra. Para quem não lembra, Woody Allen também não compareceu ao Oscar quando ganhou Melhor Direção por "Annie Hall". 

Em relação ao Oscar, "Midnight in Paris" é sem dúvida o favorito, ao lado do drama "The Descendants". Só espero que a ausência de Allen não prejudique sua campanha no Oscar, pois seu filme é encantador e muito criativo.
Asghar Farhadi e Peyman Moadi
Em uma categoria repleta de grandes concorrentes, o filme do cineasta iraniano Asghar Farhadi leva a honra mais que merecida. O título original do filme é "Jodaeiye Nader az Simin" e possui um dos melhores roteiros dessa temporada do cinema, narrando a complicada separação de um casal e a disputa pela guarda da filha em meio de vários acontecimentos.

Pedro Almodóvar também era o destaque da categoria, mas é muito difícil imaginar as premiações norte-americanas premiando "La Piel Que Habito". Em relação ao Oscar 2012, sem dúvidas "The Separation" é o grande favorito, só acho improvável que o filme de Angelina Jolie será indicado também.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


3 comentários on “Globo de Ouro 2012 - Os vencedores e comentários

    1. Lamento que meu inglês não seja suficientemente bom para poder acompanhar no audio original, as pérolas do comentarista da TNT ainda acabarão comigo.

      ResponderExcluir
    2. De toda forma...estou achando esse ano fraco...pior do que ano passado...ainda não vi um filme apaixonante.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!