DESTAQUES
Pesquisar

Crítica - In A Better World (Em Um Mundo Melhor)

SINOPSE: Anton trabalha em um campo de refugiados no Quênia, cuidando de mulheres brutalmente violentadas por um criminoso local. Na sua volta para a Dinamarca, Anton precisa lidar com os problemas de seu casamento e com seu filho mais velho, que sofre bullying na escola. Mas o destino da sua família será afetado com a chegada de Claus e Christian, pai e filho que retornam para a Dinamarca após a morte da mãe.

Esse drama dinamarquês da cineasta Susanne Bier venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A história faz um paralelo constante entre a realidade dinamarquesa e africana, mostrando suas versões de violência, onde a mais simples desavença pode gerar uma guerra, seja no meio do deserto africano ou dentro de uma escola de elite europeia. 

O título original do filme é "Hævnen", que significa vingança em nosso idioma. É possível dizer que a cineasta conseguiu traduzir o significado desta palavra ao abordar temas como: bullying, problemas familiares, culpa, distanciamento, etc. Mas é necessário ressaltar que faltou maturidade para Susanne Bier ao forçar comparações entre dois extremos da sociedade. 

Os conflitos vividos pelos personagens dinamarqueses são graves e chamam a atenção de audiências espalhadas pelo mundo. Neste ponto, a cineasta consegue quebrar aquela visão perfeita que o público possui de certas nações privilegiadas da Europa, mas tal dilema não pode e não deve ser inserido dentro de uma realidade de miséria e devastação africana. 

Para finalizar, o elenco de "Em Um Mundo Melhor" dá um show de interpretação, com destaque ao sueco Mikael Persbrandt e aos dois garotos, Markus Rygaard e William Jøhnk Nielsen. O filme ainda conta com a presença de dois veteranos do cinema dinamarquês: Ulrich Thomsen e Trine Dyrholm.




nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


2 comentários on “Crítica - In A Better World (Em Um Mundo Melhor)

    1. Belo texto. Não costumo ver filmes do circuito alternativo, mas as vitórias e premiações estão me motivando para correr atrás de uma sessão LOGO!

      ResponderExcluir
    2. Olá, eu sou do blog O Irlandês
      http://oirlandes.blogspot.com/

      curti muito o Pelicula Criativa e fiquei interessado em uma parceria!

      dá uma olhada lá no meu blog..aguardo resposta!

      to seguindo viu e parabens pelo tralbalho!

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!