DESTAQUES
Pesquisar

Crítica - O Escritor Fantasma (The Ghost Writer)



SINOPSE: Um escritor fantasma é contratado para completar as memórias do primeiro-ministro da Inglaterra, mas ele acaba descobrindo segredos sobre uma conspiração mundial que colocam a própria vida em perigo.

Roman Polanski é um dos cineastas mais admirados cinema internacional. Dono de uma filmografia espetacular, Polanski já dirigiu filmes bem polêmicos como: “The Tenant” (O Inquilino), “Rosemary’s Baby” (O Bebê de Rosemary) e “Repulsion” (A Repulsa do Sexo). O cineasta de origem franco-polonesa continua rendendo grandes filmes, mesmo após completar 77 anos de idade e com todos seus escândalos judiciais, divulgados na mídia internacional.

É fácil perceber as referências embutidas em "O Escritor Fantasma". Roman Polanski se inspirou em grandes clássicos do gênero de suspense, principalmente nos filmes dirigidos por Alfred Hitchcock. "O Escritor Fantasma" possui um aspecto típico europeu, com imagens cinzentas e muita intriga. O roteiro é excelente e nunca perde o ritmo, oferecendo aquele clima de investigação que envolve o espectador, exatamente como nos grandes grandes títulos dirigidos por Hitchcock. A trilha sonora de "O Escritor Fantasma" também relembra os clássicos do gênero. 

Em 2010, "O Escritor Fantasma" foi um dos filmes que mais chamou a atenção dos cinéfilos, talvez por fazer justiça ao gênero de suspense, que não está rendendo muitos sucessos perante a crítica internacional. Mas o filme também chamou a atenção pela frieza das cenas e pelo mistério que envolve até o último minuto. Com uma cena final triunfal, Roman Polanski merece todo o reconhecimento que vem recebendo e também todos os prêmios que já ganhou. "O Escritor Fantasma" foi um dos destaques do European Film Awards nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor ator (Ewan McGregor), melhor roteiro, melhor trilha sonora, etc.

Marcado pela performance afiada de Ewan McGregor, fãs do ator de origem escocesa vão ao delírio ao vê-lo em um dos melhores papéis de sua longa carreira. McGregor pode ser considerado um dos atores mais versáteis do cinema atual, prova disso são suas ilustres participações em filmes dos mais variados gêneros. O elenco de "O Escritor Fantasma" é completado por Pierce Brosnan, Kim Cattrall & Olivia Williams.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


5 comentários on “Crítica - O Escritor Fantasma (The Ghost Writer)

    1. Bem... suspense é comigo. Já quero logo ver. Ultimamente, por influencia das minhas irmas e da minha sobrinha, estou ficando expert em comedias romanticas... mas quando tem muito mais romance que comedia, pulo fora.

      Abracos e feliz Ano Novo.

      ResponderExcluir
    2. Tudo que você apontou é realmente espetacular no filme, desde a fotografia em tons sempre cinzas à magnífica música de Desplat (sua melhor trilha no ano). Mas claro que o roteiro e a direção são o primor maior. Tudo é tão bem arranjado, tão bem conduzido, que aqueles momentos finais, começando pela sequência do bilhete e terminando no plano final, são arrebatadores. Filmaço! 8/10

      ResponderExcluir
    3. Opaaa, venho lhe desejar um execelente 2011 cheio de realizações e tudo de melhor que a vida possa lhe oferecer.

      Sua parceria foi muito importante para o Crescimento do TÔ Ligado!.

      Espero poder contar com você no próximo ano.

      Fique com Deus... Abraços.
      Brunno Luiz

      ResponderExcluir
    4. Polanski também é um de meus favoritos, e "O Escritor Fantasma" sem dúvidas é um dos melhores filmes de 2010.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!