DESTAQUES
Pesquisar

Oscar 2011 - Aquecimento & Previsões

Já estamos no mês de dezembro e essa temporada de premiações começou oficialmente. Gotham Awards, National Board of Review e European Awards já anunciaram seus vencedores. O filme independente, "Winter's Bone" vem chamando a atenção de todos nas últimas semanas e foi o favorito no Gotham Awards, levando o prêmio de melhor filme e melhor elenco.

Já no National Board of Review foi a vez do aclamado "The Social Network" se destacar. O filme venceu em 4 categorias (melhor filme, direção, ator e roteiro adaptado). Outros vencedores da premiação foram: Christian Bale (melhor ator coadjuvante - The Fighter). O filme dirigido por Ben Affleck, "The Town" recebeu o prêmio da categoria de melhor elenco. Finalmente, o filme "Somewhere" de Sofia Coppola se destacou na categoria especial de cinema.

Na premiação européia, Roman Polanski foi o nome da vez com seu último filme "Ghost Writer", já lançado no Brasil no início do ano. O filme venceu em 6 categorias, incluíndo melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor roteiro, melhor direção de arte e melhor trilha sonora.

Mas agora é vez de fazer novas previsões para o grande e tão esperado prêmio do cinema, o Oscar 2011. Algumas possibilidades já foram descartadas e novos filmes e artistas entraram para o grupo de sortudos.

#MELHOR FILME:

Acredito que os maiores concorrentes são Cisne Negro (Black Swan), A Rede Social (The Social Network), A Origem (Inception) e O Discurso do Rei (The Kings Speech). Preciso confessar: o meu filme favorito em 2010 foi Cisne Negro (Black Swan).

Estou na torcida pelo filme do Aronofsky, mas tudo indica que ele será o "Bastardos Inglórios" (Inglourious Basterds) da edição e Aronofsky é o Tarantino - um cineasta brilhante, mas sem o reconhecimento da Academia.

As possíveis surpresas da categoria:
- "Rabbit Hole"
- "The Town"
- "Love and Other Drugs"
- "Blue Valentine"
- "Never Let Me Go"
- "The Way Back"

#MELHOR DIREÇÃO:

- Christopher Nolan, "Inception"
- Darren Aronofsky, "Black Swan"
- Tom Hooper, "The King's Speech"
- David Fincher, "The Social Network"
- Joel & Ethan Coen, "True Grit"

Acho que desta vez o prêmio está nas mãos de David Fincher. Ele é um dos cineastas com a filmografia mais completa e versátil dos últimos 20 anos e será uma vitória merecida, mas o seu trabalho em A Rede Social (The Social Network) não foi o mais interessante de sua carreira, nem de 2010. Estou na torcida por Aronofsky e Nolan. Os irmãos Coen também merecem toda a glória. Sou fã do trabalho dessa dupla, mas eles estão disputando a 5ª vaga diretamente com Danny Boyle.

(as dúvidas)
- Danny Boyle, "127 Hours"
- Alejandro Gonzales Iñárritu, "Biutiful"

Os críticos pegaram pesado com Coppola e Eastwood após suas estréias nos festivais que aconteceram neste ano. Segundo os críticos, Sofia Coppola só ganhou o Leão de Ouro devido o seu antigo relacionamento com Tarantino, que era o jurado do festival. Apesar de aclamado, Polanski não chegou com muita força em 2010, talvez faltou publicidade para "O Escritor Fantasma" (The Ghost Writer).

#MELHOR ATOR:

- Colin Firth, "The King's Speech"
- Jeff Bridges, "True Grit"
- Jesse Eisenberg, "The Social Network"
- James Franco, "127 Hours"
- Javier Bardem, "Biutiful"

Desde o TIFF já está estabelecido que será o ano de Colin Firth e isso ainda não mudou.  Firth fortaleceu sua presença com duas indicações consecutivas. Acho que as indicações de Bardem e Bridges foram indispensáveis em 2010, um ganhou Cannes e o outro é o atual vencedor da categoria.

As possíveis surpresas da categoria:
- Ryan Gosling, "Blue Valentine"
- Aaron Eckhart, "Rabbit Hole"
- Robert Duvall, "Get Low"

#MELHOR ATRIZ:

- Annette Bening, "The Kids Are All Right"
- Natalie Portman, "Black Swan"
- Nicole Kidman, "Rabbit Hole"
- Leslie Manville, "Another Year"
- Jennifer Lawrence, "Winter's Bone"

É a categoria mais cobiçada e especulada desta edição. Bening e Portman estão competindo diretamente, a grande maioria aposta na brilhante performance de Portman em "Cisne Negro" (Black Swan) e estou junto na torcida.

As possíveis surpresas da categoria:
- Michelle Williams, "Blue Valentine"
- Sally Hawkins, "Made in Dagenham"
- Hilary Swank, "Conviction"
- Carrey Mulligan, "Never Let Me Go"

#MELHOR ATOR COADJUVANTE:

- Geoffrey Rush, "The King's Speech"
- Christian Bale, "The Fighter"
- Matt Damon, "True Grit"
- Andrew Garfield, "The Social Network"
- Sam Rockwell, "Conviction"

Acredito que a disputa está entre as performances de Bale e Rush, mas não arrisco dizer qual deles ganhará. Confesso que não sou fã do trabalho de Bale, mas uma transformação física sempre ajuda nas premiações.

As possíveis surpresas da categoria:
- Bill Murray, "Get Low"
- Mark Ruffalo, "The Kids Are All Right"

É improvável, mas eu gostaria de ver Vincent Cassel indicado por sua performance em "Cisne Negro" (Black Swan). Gostei muito de seu personagem e atuação, foi praticamente a Miranda Priesley do balé.

#MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

- Helena Bonham Carter, "The King's Speech"
- Barbara Hershey, "Black Swan"
- Melissa Leo, "The Fighter
- Hailee Steinfeld, "True Grit"
- Julianne Moore, "The Kids Are All Right"

A categoria tem veteranas do cinema como Carter, Moore e Leo. Mas a minha torcida vai para Julianne Moore, ela é uma das melhores atrizes de sua geração, com uma bela filmografia e nunca foi reconhecida pela Academia. Helena Bonham Carter também é muito talentosa e versátil, não seria injusto se ganhasse.

As possíveis surpresas da categoria:
- Mila Kunis, "Black Swan"
- Amy Adams, "The Fighter"
- Keira Knightley, "Never Let Me Go"



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


3 comentários on “Oscar 2011 - Aquecimento & Previsões

    1. Olá!

      Sou leitor do Película Criativa e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Película Criativa.

      Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Película Criativa.

      Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

      Um abraço,

      Marcos
      www.cinematotal.com
      marcos@cinematotal.com

      ResponderExcluir
    2. Valeu pela dica Marcos, já fiz um cadastro no cinematotal.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!