DESTAQUES
Pesquisar

TIFF 2010 - Os destaques do maior festival de cinema canadense


Começou o festival de cinema mais importante do Canadá, alvo de muitos diretores e estúdios internacionais, por isso não posso deixar passar em branco. O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) é muito respeitado, ele não tem o glamour dos festivais de Cannes e Veneza, mas é tão prestigiado quanto os europeus. 

A mostra de Toronto reúne estrelas do cinema e também exibe muitos filmes independentes, focando no cinema autoral. Para os grandes estúdios, lançar suas produções em festivais é uma boa maneira de expor seus filmes aos críticos, antes da temporada de seleção do Oscar.

Vamos antecipar quais são os principais filmes dessa temporada do Festival de Toronto.

"The Town" possui um grande elenco, composto por Jeremy Renner, Chris Cooper, Rebecca Hall, John Hamm e Ben Affleck. A cidade de Boston é o cenário do filme, que conta a história de um ladrão de bancos planejando seu último golpe, mas a sua releção com a gerente deste banco irá ameaçá-lo. 

Tenho altas expectativas em relação ao filme, inclusive já comentei em um post antigo. Espero que seja um thriller de tirar o fôlego e que lembre um pouco dos suspenses de Brian De Palma, como "Os Intocáveis".  

DATA DE LANÇAMENTO: 26/11/10.

"Hereafter" de Clint Eastwood está causando muita expectativa. É um suspense sobrenatural, ele narra a história de três pessoas que foram tocadas pela morte em diferentes maneiras. O elenco conta com Matt Damon, Bryce-Dallas-Howard e Richard Kind. Eu só espero que o filme seja melhor que "Invictus" e que a atuação de Matt Damon seja razoável. 

DATA DE LANÇAMENTO: 22/10/10.
 
"Rabbit Hole" narra a vida de um casal em crise após uma tragédia inesperada, o que inicia uma jornada emocional em busca da felicidade. O elenco é composto por Nicole Kidman, Dianne Wiest e Aaron Eckhart. Sou fã de Nicole Kidman, falem o que quiserem dela, mas drama é o seu forte. 

DATA DE LANÇAMENTO: 13/09/10.
 
"The Conspirator" dirigido por Robert Redford narra a história da sequência do assassinato de Abraham Lincoln, 7 homens e 1 mulher são presos e acusados de conspirar para matar o presidente, vice-presidente e secretário de estado. A mulher era Mary Surratt (Robin Wright), proprietária de uma pensão, onde pessoas se reuniram e planejaram os ataques simultâneos. O advogado Frederick Aiken (James McAvoy), de 28 anos, concorda em defender Surratt perante um tribunal militar. Aiken percebe que sua cliente pode ser inocente e que ela está sendo usada como isca, a fim de capturar o conspirador. 

O enredo paraece muito bom, sem falar no grande elenco do filme: Robin Wright, James McAvoy, Tom Wilkinson, Kevin Kline e Evan Rachel Wood. 

DATA DE LANÇAMENTO: 11/09/10.

"Black Swan" de Darren Aronofsky é um filme que já comentei bastante nos posts do Festival de Veneza e no aquecimento para o Oscar. 

Sem dúvidas o filme fará grande sucesso em Toronto também. Natalie Portman é o grande destaque desta produção, que levou quase nove anos para sair do papel e receber o financiamento necessário. Preciso dizer que estou na torcida pelo filme, Portman sempre foi e será excelente. Aronofsky também merece elogios por sua tragetória.

DATA DE LANÇAMENTO: não divulgada
 
Outro filme que já comentei em posts anteriores é "127 Hours" do diretor britânico Danny Boyle. O filme é intenso e cheio de adrenalina, pelo trailer deu para perceber as belas imagens capturadas pelo diretor.

DATA DE LANÇAMENTO: não divulgada

"Never Let Me Go" com Carrey Mulligan e Keira Knightley também é muito aguardado pelos críticos, eles estão ansiosos para ver a atuação das atrizes. A história é dividida em partes da vida dos personagens principais e conta sobre uma misteriosa escola, envolvida com clonagem de órgãos de humanos. 

DATA DE LANÇAMENTO: 14/01/11.

"Blue Valentine", o filme independente do Festival de Sundance, está sendo aguardado pelos críticos de Toronto. Ryan Gosling e Michelle Williams interpretam um casal em crise no casamento. Na medida em que o relacionamento piora, eles relembram os momentos felizes juntos. 


DATA DE LANÇAMENTO: não divulgada
Outro filme que está gerando muita polêmica é "Im Still Here", estrelado por Joaquin Phoenix. Ele recebeu boas críticas no Festival de Veneza e agora será exibido oficialmente em Toronto. Depois dos vexames que Phoenix cometeu para gravar este filme, estou morrendo de curiosidade para o lançamento. 

DATA DE LANÇAMENTO: 10/09/10.

"Conviction" é um filme estrelado por Hilary Swank e Sam Rockwell. A atriz interpreta uma mãe trabalhadora que decide estudar direito para defender o seu irmão, acussado de assassinato. Eu aposto que Hilary Swank carrega o filme nas costas. Fiquei curiosa para ver a sua atuação. 

DATA DE LANÇAMENTO: 15/10/10.

E para finalizar, temos o thriller estralado por Edward Norton e Robert De Niro, chamado "Stone". Norton interpreta um presidiário que tenta manipular o personagem de De Niro para liberar a sua condicional. A atriz Milla Jovovich também está no filme. 

DATA DE LANÇAMENTO: 22/10/10.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “TIFF 2010 - Os destaques do maior festival de cinema canadense

    Sua opinião é muito importante!