DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscar 2011 - Previsões

Ainda é muito cedo para especular quais filmes vão concorrer na próxima edição do Oscar, mas os críticos já estão levantando hipóteses.

O filme "Inception", mais conhecido como A Origem no Brasil, sem dúvidas será indicado nas categorias técnicas (melhor efeito especial, edição de som, fotografia, direção de arte e mais). A grande surpresa será se Christopher Nolan receber uma indicação na categoria de melhor direção. É provável que isso aconteça, pois ele é um dos melhores diretores dessa nova geração.

Um dos queridinho do Festival de Veneza é o diretor Darren Aronofsky, seu filme "Black Swan", chamado de Cisne Negro, pode concorrer nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor atuação de Natalie Portman.

"Biutiful" de Alejandro Gonzalez Inarritu já é uma certeza no Oscar de 2011. Javier Bardem ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes e o filme recebeu ótimas críticas. È um dos grandes concorrentes do ano. Provavelmente será indicado nas categorias de melhor filme, melhor ator e melhor direção.

"The Social Network", conhecido como A Rede Social no Brasil, o filme sobre a criação do facebook é um forte candidato para as principais categorias. Ele ainda não foi lançado nos EUA, mas conta com a direção de David Fincher e eu confio bastante nele. Fincher dirigiu sucessos como: "Fight Club", "The Curious Case of Benjamin Button" e "Se7en".

Eu sou fã do trabalho dos irmãos Coen e no final de 2010 eles vão lançar o western "True Grit", com Jeff Bridges no papel principal. É um remake do clássico de John Wayne, então o filme deve receber a indicação de melhor roteiro adaptado. Os irmãos Coen escrevem e dirigem belos filmes, por isso é uma das minhas grandes apostas do ano.

Clint Eastwood é um nome de peso com o seu último filme "Hereafter", estrelando Matt Damon. A minha aposta é para a categoria de melhor direção, sendo que Eastwood é um dos queridinhos da Academia por razões óbvias. Peter Weir também é um nome prestigiado pela Academia, ele dirigiu o aclamado "Dead Poets Society" e em 2010 lançará um filme chamado "The Way Back", com Colin Farrell e Ed Harris. 

Se o diretor Terrance Malick terminar o seu novo filme em tempo da seleção do Oscar, ele terá boas chances. Segundo a opinião de alguns sites de cinema americanos, ele pode ser um forte candidato na categoria de melhor direção. O filme chama-se "The Tree of Life" e conta com a presença de Brad Pitt no elenco.

Para a categoria de melhor ator, os nomes especulados não são nenhuma novidade para a Academia. Jeff Bridges por "True Grit", George Clooney por "The American" e Javier Bardem por "Biutiful". Ryan Gosling pode ser indicado pelo drama independente "Blue Valentine", que fez sucesso no Festival de Sundance. Colin Firth também é uma possibilidade pelo filme épico “The King’s Speech”. Eu só não apostaria no nome de Leonardo Di Caprio por "Inception", mas nunca se sabe.

Segundo os críticos, a novata Carey Mulligan terá uma nova chance na categoria de melhor atriz, com o seu novo drama inglês "Never Let Me Go", ao lado de Keira Knightley. É impossível não incluir o nome de Natalie Portman (Black Swan) e Annette Bening (The Kids Are All Right) na disputa.

Para a categoria de melhor animação, sem dúvidas "Toy Story 3" é o maior candidato, o filme está praticamente garantido. Já na categoria de melhor filme estrangeiro, quem sabe o chileno Pablo Larín represente a América do Sul com o seu novo filme "Post Mortem".  Outro possível concorrente é o filme francês "Tournée", que rendeu o prêmio de melhor direção à Mathieu Amalric em Cannes 2010. 

Para quem acompanha o cinema nacional, hoje foi divulgada a lista dos 23 filmes inscritos para concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro. Segue a lista abaixo:
  1. As Melhores Coisas do Mundo
  2. A Suprema Felicidade
  3. Antes que o Mundo Acabe
  4. Bróder
  5. Carregadoras de Sonhos
  6. Cabeça a Prêmio
  7. 5X  Favela -  Agora Por Nós Mesmos
  8. Chico Xavier
  9. É Proibido Fumar
  10. Em Teu Nome
  11. Hotel Atlântico
  12. Lula, o Filho do Brasil
  13. Nosso Lar
  14. Olhos Azuis
  15. Ouro Negro
  16. O Bem Amado
  17. O Grão
  18. Os Inquilinos
  19. Os Famosos e os Duendes da Morte
  20. Quincas Berro D’água
  21. Reflexões de um Liquidificador
  22. Sonhos Roubados
  23. Utopia e Barbárie



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Aquecimento Oscar 2011 - Previsões

    Sua opinião é muito importante!