DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscar 2011 - Previsões (2)

Todo o cinéfilo deve ficar ligado nas previsões para o Oscar, que geralmente começam a partir de Novembro. Em 2010, os sites de cinema anteciparam seus palpites do Oscar 2011, desde Agosto vejo previsões dos melhores filmes do ano na internet. Acredito que essa antecipação é devido a qualidade dos filmes que serão lançados durante o ano. Quem acompanhou a última temporada, sabe que 2009 foi um péssimo ano para o cinema. A edição do Oscar 2010 teve concorrentes bem fracos, sem grandes opções. Só para relembrar, o desespero ficou tão grande que "Avatar" era o favorito aos principais prêmios do Oscar e até Sandra Bullock ganhou!

O site de entretenimento Hitfix, anunciou as suas previsões para a próxima edição do Oscar. Eu já escrevi um post sobre isso antes, mas agora com o fim dos grandes festivais de cinema, já temos novos nomes para incluir nesse grupo. Veja abaixo.

Novos na lista: 

"The Kings Speech" é uma certeza. O filme venceu o prêmio popular no TIFF 2010 e tem tudo para seguir os passos de outro sucesso lançado no festival, "Slumdog Millionaire". O filme dirigido por Danny Boyle também venceu o prêmio popular em Toronto há 2 anos atrás e papou as principais categorias do Oscar 2009, como: melhor filme, melhor direção, no total de 8 Oscars. 

"The Social Network" conta a história do facebook é um dos filmes mais aguardados do ano e talvez o mais polêmico também. Sem dúvidas o filme será um sucesso de bilheteira e terá uma ótima direção de David Fincher. Eu não estou tão empolgada, mas o site aponta como um dos grandes concorrentes para a seleção do Oscar 2011 e essa é a minha maior dúvida.

"127 Hours" do diretor Danny Boyle impressionou o público nos festivais de Telluride e Toronto, pessoas desmaiaram ao ver a cena de amputação explícita do personagem interpretado por James Franco. Que curiosidade! O filme pode se fortalecer pela história ser baseada em fatos reais, quem sabe isso o coloque como um dos favoritos à corrida pelo Oscar

"Rabbit Hole" ganhou boas críticas em Toronto, mas ninguém fala sobre ele, nem trailer a Lionsgate lançou. Isso pode prejudicar sua campanha no Oscar 2011, o Hitfix diz que esse filme pode ser uma das surpresas boas da temporada. Nicole Kidman e Aaron Eckhart são os protagonistas.

"Another Year" de Mike Leigh fez um grande sucesso em Veneza, espero que o filme se torne um dos grande concorrentes, pois o cineasta sempre fez longas de ótima qualidade, como "Happy-Go-Lucky" e "Vera Drake".

"The Kids Are All Right" não deve ser uma forte aposta para a categoria de melhor filme, ao contrário do que Hitfix indica. Minhas mães e meu pai, título brasileiro, fez sucesso no festival de San Sebastián, com destaque para Annette Bening e Julliane Moore, as protagonistas do filme. Acho difícil que pelo menos uma das atrizes não receba indicação como nas categorias de atuação.

"The Town" de Ben Affleck foi um dos destaques do Festival de Toronto, é um sucesso de crítica e bilheteria, mas será que o filme é digno ao Oscar? Só vendo para crer.

Velhos concorrentes: 

"Inception" é um dos maiores filmes do ano e o Hitfix está apostando nele na categoria de melhor filme. Eu duvido muito que isso aconteça, acho que A Origem será indicado somente nas categorias técnicas do Oscar. Outra certeza é "Toy Story 3" como melhor animação, nem precisa comentar muito.

"True Grit" dos irmãos Coen promete ser um dos mais aclamados do ano.  O filme tem um grande elenco (Jeff Bridges, Matt Damon e Josh Brolin) é um remake do western de John Wayne e o roteiro foi adaptado por Joel e Ethan Coen. Quem conhece os filmes desses diretores sabe que suas histórias não são fracas.

"Somewhere" e "Black Swan" foram os primeiros filmes a encabeçar a lista dos críticos e cinéfilos para o Oscar 2011. São as apostas mais óbvias e mais esperadas. Eu sinceramente espero que Sofia Coppola e Darren Aronofsky recebam indicações na categoria de melhor direção.

Dúvidas:

O Hitfix também nomeou as dúvidas dessa temporada, filmes como: "Biutiful", "Winter's Bone", "Shutter Island", "Blue Valentine", "Love and other drugs", "Let Me In", "The Fighter", "Get Low", "Made in Dagenham" e "Ghost Writer". Eu também incluiria o filme "Beautiful Boy", vencedor do prêmio do júri em Toronto. Talvez pelo diretor ser desconhecido ou pela falta de divulgação, o filme terá chances menores, mas eu não descartaria a possibilidade ainda.

Eu espero que "Biutiful" de Alejandro Gonzalez Inarritu, seja tão bom quanto a crítica diz e que receba o mérito por isso. Mas foi uma surpresa ver que o site considera o último filme de Roman Polanski, como uma possibilidade para o Oscar 2011. Eu gostei bastante de O Escritor Fantasma, é puro suspense e relembra os bons tempos de Hitchcock e do próprio Polanski.

A seleção do Oscar será anunciada em janeiro de 2011.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


3 comentários on “Aquecimento Oscar 2011 - Previsões (2)

    1. Eu também gostei bastante de "O Escritor Fantasma". Concordo com o que você disse aí, um suspense como dos velhos tempos, que prende sua atenção sem precisar recorrer ao ritmo frenético de ação para o qual os thrillers de hoje, invariavelmente, acabam descambando.

      ResponderExcluir
    2. Oi,

      Eu sou fã de Roman Polanski e gostei muito de "Ghost Writer". Não esperava nada do filme e me surpreendeu. Fiquei feliz ao ver que um site de cinema está cogitando sua indicação ao Oscar.

      Acho difícil, mas realmente é um dos melhores suspense que assisti nos últimos anos. Fãs de Hitchcock e Polanski devem assistir!

      ResponderExcluir
    3. hummm já estará nas locadoras? aqui em Arraucárrria não vem esse tipo de filme bom, sabe, o povo daqui não consegue acopanhar uma trama dessas...

      Aqui o filme favorito da galera é "As Branquelas", acreditem!

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!